Cotidiano

Sem citar Eike, Pezão defende direito de defesa

INFOCHPDPICT000064573164BRASÍLIA ? Durante o anúncio das medidas de socorro ao Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão foi questionado sobre o pedido de prisão do empresário Eike Batista, considerado foragido pela Polícia Federal. Sem citar o nome do empreiteiro, Pezão defendeu o direito de defesa.

Eike – Interpol

? Acho que a gente tem que saudar esse momento no país em que as instituições estão funcionando, dar o direito das pessoas se defenderem ? afirmou.

Pezão aproveitou para defender o governo do Rio de negócios feitos com Eike e que entraram na mira da polícia:

? Temos consciência de que muitas das questões levantadas pelo Tribunal de Contas, respondemos. Tenho muita tranquilidade nas obras que fizemos e temos tido todas obras disponíveis para responder tudo o que é necessário. Nada pode apagar esse momento e temos de tocar a vida para frente para que o Rio encontre o seu rumo.

As investigações apontam que Eike e Fla?vio Godinho, do grupo EBX, pagaram propina de US$ 16,5 milho?es ao ex-governador Sérgio Cabral, usando a conta Golden Rock no TAG Bank, no Panama?. Esse valor foi solicitado por Cabral a Eike Batista em 2010 e, para dar apare?ncia de legalidade a? operac?a?o, foi realizado em 2011 um contrato de fachada entre a empresa Centennial Asset Mining Fuind Llc, holding de Eike, e a empresa Arcadia Associados, por uma falsa intermediac?a?o na compra e venda de uma mina de ouro. A Arcadia recebeu os valores ili?citos numa conta no Uruguai, em nome de terceiros mas a? disposic?a?o de Se?rgio Cabral, de acordo com o MPF.

Eike Batista, Godinho e Cabral tambe?m sa?o suspeitos de terem cometido atos de obstruc?a?o da investigac?a?o, porque numa busca e apreensa?o em enderec?o vinculado a Eike em 2015 foram apreendidos extratos que comprovavam a transfere?ncia dos valores ili?citos da conta Golden Rock para a empresa Arca?dia. Na oportunidade os tre?s investigados orientaram os donos da Arcadia a manterem perante as autoridades a versa?o de que o contrato de intermediac?a?o seria verdadeiro.

O advogado de Eike Fernando Martins disse ao site G1 que está negociando a volta de Eike ao Brasil. Segundo o advogado, ele ficou surpreso com a operação e “tem interesse em voltar o mais rápido possível”.

? Agora à tarde, vamos combinar como tudo será realizado, mas não posso afirmar se o Eike volta ainda hoje. Nos falamos algumas vezes hoje e ele está à disposição para esclarecer tudo.