Esportes

Sem casa própria, Fla fica a 5 pontos do líder graças à campanha de visitante

MG, 15.06.2016, Futebol _ Cruzeiro x FlamengoAlguns classificarão como curiosa a situação do Flamengo no Brasileiro. Outros dirão que é apenas o clube sendo ele mesmo. Até a décima rodada do campeonato, o rubro-negro começou em crise, viu o Muricy idealizado pela diretoria ser internado e aposentar-se do cargo,viveu crise política pela aproximação do presidente com a CBF, perdeu seu principal atacante (Guerrero, cedido à seleção peruana), trocou um técnico interino (Jayme de Almeida) por outro (Zé Ricardo), viu suas principais contratações do ano (Mancuello e Cuéllar) serem barradas e, com todo esse enredo em menos de dois meses, transformou-se num improvável candidato ao G-4 final. LINKS FLAMENGO 23-06

Sem casa no Rio, já que o Maracanã está cedido ao Comitê Olímpico e o clube não encontrou a prometida solução para atuar na cidade, o Flamengo parece ter aprendido a jogar fora. Neste Brasileiro, a equipe é a melhor quando entra em campo como visitante. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz, em Recife, o time passou a acumular três vitórias (Ponte e Cruzeiro antes) e duas derrotas (Grêmio e Figueirense) como visitante.

Após dez rodadas, o Flamengo tem 56% de aproveitamento. O time está a apenas cinco pontos do líder Palmeiras (73%). A partir deste domingo, no entanto, o rubro-negro enfrentará uma sequência de cinco partidas que prometem muito mais dificuldades do que a tabela inicial.

A primeira delas é o clássico de domingo contra o Fluminense, em Natal. Depois, enfrenta o Inter, também como mandante, em Cariacica na quarta. Viaja para São Paulo, onde joga com o Corinthians em Itaquera, em 3 de julho. Como mandante, recebe o Atlético-MG em partida que pode ser realizada em Brasília, em 9 de julho. E no dia 16 de julho, enfrenta o clássico contra o Botafogo, em local não definido. O mando é alvinegro.

Para a partida deste domingo, na Arena das Dunas, Zé Ricardo conta com Guerrero, que deve substituir Felipe Vizeu, de 19 anos. Nesta quinta-feira, o peruano viajou do Rio para a capital potiguar e, com o atraso do voo do Flamengo entre Recife e Natal, esperou os companheiros na área de desembarque. Quando atravessou o saguão, foi ovacionado. Autor de um gol em quatro partidas da Copa América pelo Peru, ele não joga pelo Flamengo desde 22 de maio. O camisa 9 não fez gol nas duas partidas em que jogou no torneio.

? A gente espera contar com ele, com certeza ? disse Zé Ricardo, no desembarque. Na noite de quarta, após a vitória sobre o Santa Cruz, ele já comentara a situação da posição, fazendo questão de elogiar as atuações de Felipe Vizeu.

? Se estiver bem, a gente pensa em usar o Paolo (Guerrero). O Vizeu foi muito bem no período, mas é um garoto. Espero contar com o Guerrero para o próximo jogo. Só vou saber se vamos mudar mais à frente ? afirmara o interino.

Até esta quinta-feira, 21 mil ingressos haviam sido vendidos no estádio potiguar. Pouco mais de nove mil estão disponíveis. As entradas mais baratas para quem não é sócio-torcedor custa R$ 90. A arrecadação deve superar os R$ 2 milhões.

? A expectativa é muito grande, nos acostumamos a jogar esses clássicos na base, sempre muito disputados. Agora vamos ver se conseguimos manter essa regularidade que tivemos nas últimas três partidas. Independente dos últimos resultados, clássico nunca tem favorito ? disse Zé Ricardo ontem.

O Flamengo espera definir nesta semana a contratação do zagueiro Alejandro Donatti, 29, do Rosario Central-ARG.