Cotidiano

Sem ambulância, Suipa resgatou animal de ônibus

RIO — Sem ambulância para realizar resgates, a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) precisou ir buscar de ônibus uma cadelinha atropelada, que aguardava socorro desde 6h numa rua do bairro do Colubandê, em São Gonçalo. Segundo a presidente da Suipa, Izabel Cristina Nascimento, a entidade costuma atender em média 6 pedidos diários para resgatar cães, gatos e até cavalos acidentados, a maioria em cidade da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana. Uma média de 180 animais são socorridos pela ONG nas vias públicas. Na manhã de domingo, a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suípa) teve a segunda ambulância roubada em menos de 15 dias. A Fiorino branca placa KWN 6198 foi interceptada por três homens armados em um Gol cinza na Rua Prefeito Olimpio de Melo, na altura da barreira do Vasco, em São Cristóvão.

— Tivemos este carro roubado ontem e no dia 31 já tinha roubado uma outra ambulância, que foi recuperada, mas está na oficina mecânica sem previsão de entrega. Consegui resgatar esta cadelinha de ônibus porque o caso dela não era grave, mas a maioria dos chamados que recebemos são de animais com atropelamentos sérios, com fraturas expostas. Estes não podemos trazer de ônibus. Estamos torcendo para a ambulância ser encontrada, porque ela era toda preparada, com gaiolas de alumínio que fizemos sob encomenda — diz Izabel Cristina.

A cadela, uma vira-lata de cerca de 1 ano e meio, foi batizada de “Namorada”. Ela teve ferimentos leves após ser atropelada e está em tratamento na sede da ONG, em Benfica. Como vivia nas ruas, explica Izabel, “Namorada” está com sarna e subnutrida.

De acordo com Izabel Cristina Nascimento, o motorista resgataria a cadelinha atropelada em São Gonçalo. Na emboscada, um dos bandidos assumiu a direção, tirou o motorista da Suipa do carro e em comboio subiu o viaduto em direção à Avenida Brasil.

—Acredito que seja uma ação premeditada, já que no dia 31 de maio roubaram nossa outra ambulância, também identificada, mas com 600kg de ração, que tinham acabado de ser comprados com dinheiro de doações. No entanto, no roubo de hoje a ambulância estava sem ração — afirma Izabel.

A primeira ambulância furtada foi encontrada no dia 2 de junho perto da Avenida Brasil, onde uma carro do 22º BPM (Bonsucesso) constatou que os criminosos teriam tentado arrancar o adesivo de identificação das duas laterais e arranhando a lataria. Não havia nenhum saco de ração no veículo.

A Suipa pede para que a população coloabore e dê pistas sobre o veículo pelo telefone: 3297-8760.

Os carros da Suipa foram adquiridos com doações dos sócios.

— Não entendo como estão roubando uma ONG que salva vidas de animais. Antes, podíamos fazer nosso trabalho em todo o estado e éramos respeitados, agora, nem a Suipa está escapando — criticou Izabel Cristina.