Cotidiano

Sem acordo: greve no transporte público de Cascavel é mantida

Audiência virtual entre Sinttracovel e empresas foi realizada nesta sexta- feira (9)

Sem acordo: greve no transporte público de Cascavel é mantida

A greve do transporte público em Cascavel continua.  A audiência virtual de conciliação entre o Sinttracovel (Sinicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano de Cascavel), e os  representantes das empresas Pioneira e Capital do Oeste, responsáveis pelo serviço na cidade foi realizada na tarde desta sexta-feira (9) e não houve acordo entre as partes. “As empresas não apresentaram nenhuma proposta. Mantivemos as reivindicações com relação ao nosso salário base e  pedimos que fosse pago o  valor retroativo do vale alimentação com a possibilidade de parcelamento, eles não aceitaram”, comenta o presidente do sindicato Nelson Borba.

O presidente do Sinttracovel afirmou que os trabalhadores seguirão com a greve a não ser que recebam uma proposta viável das empresas. A categoria vai liberar 65% da frota, que continuará atendendo os usuários. As escalas com horários devem ser definidas até terça-feira (13).

As duas partes tem agora mais 15 dias para apresentar documentos  que serão analisados pelo Ministério do Trabalho.

Paralisação

A greve deflagrada no início da semana chegou a paralisar 100% da frota, mas uma liminar da Justiça do Trabalho assinada pelo desembargador do Trabalho Célio Horst Waldraff, determinou o retorno imediato de ao menos 65% da frota dos ônibus do município paranaense, ou multa diária de R$ 70 mil em caso os motoristas não cumprissem a decisão judicial, já que no direito de greve consta que pelo menos 30% dos veículos deveriam continuar funcionando, o que não estava sendo cumprido pelo sindicato.

No mesmo dia 100% dos ônibus voltaram a circular, até a audiência realizada nesta sexta-feira (9).