Cotidiano

Sem acesso à UE, Reino Unido pode mudar modelo econômico, diz ministro

306740501_1-8.jpg

BERLIM – O Reino Unido poderia mudar seu modelo econômico para reconquistar competitividade caso deixe a União Europeia sem um acordo sobre acesso ao mercado europeu, afirmou o ministro das Finanças Philip Hammon a um jornal alemão em entrevista publicada neste domingo.

brexit_1501

Em uma suposta de que a Grã-Bretanha poderia usar seu imposto corporativo como uma forma de alavancar as negociações do Brexit, Hammond disse ao “Welt am Sonntag” que esperava que a país permanecesse com uma economia no estilo europeu com os correspondentes sistemas fiscais e regulatórios.

“Mas caso sejamos forçados a algo diferente, então teremos que virar algo diferente”, disse o ministro quando perguntado sobre os planos do Reino Unido em reduzir sua taxa corporativa. “Se não tivermos acesso ao mercado europeu, se estiver fechado, se a Grã-Bretanha saísse sem um acordo de acesso ao mercado, então poderíamos sofrer um dano econômico ao menos no curto prazo”, avaliou Hammond, que acrescentou:

“Neste caso, poderíamos ser forçados a mudar nosso modelo econômico e teremos que mudar nosso modelo para reconquistar competitividade”, indicou.

A chanceler alemã Angela Merkel disse que a União Europeia deve considerar um limite de acesso do Reino Unido ao mercado caso o governo britânico não aceite os quatro princípios de liberdade – movimento de bens, capital, pessoas e serviços – nas negociações do Brexit.

A primeira-ministra britânica Theresa May já disse repetidamente que não revelará sua estratégia de negociação antes de acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa da UE – artifício legal necessário para solicitar saída do bloco. Ela já indicou que tomará a medida até o fim de março.

A lídre afirmou que quer a retomada do controle britânico sobre a imigração; a restauração da soberania e também a criação das melhores relações comerciais possíveis com a UE.