Esportes

Seleção planeja jogar no Maracanã pelas eliminatórias em 2017

MANAUS – O reencontro entre a seleção brasileira e o Maracanã após a conquista do inédito ouro olímpico será em 2017. Os jogos restantes da seleção em 2016, como mandante pelas eliminatórias, já têm lugar previsto. Restariam, assim, três partidas do torneio qualificatório para a Copa do Mundo da Rússia. A CBF já decidiu que uma delas será no Maracanã.

Eliminatórias 06-09-2016

Assim, o público carioca verá um destes três jogos: o confronto contra o Paraguai, pela 14ª rodada, contra o Equador, pela 15ª, ou contra o Chile, jogo que fecha a disputa do torneio. Em tese, a partida contra os chilenos seria a de maior apelo. Mas a ideia da entidade é, de acordo com o desenrolar da disputa, programar para o Maracanã o jogo que possa selar a classificação para o Mundial.

Para tanto, o Brasil tem uma oportunidade de, ao menos, tornar seu caminho aparentemente mais pavimentado. Após a partida contra a Colômbia, o time volta às eliminatórias para uma rodada dupla em que enfrentará adversários que, no papel, são mais palatáveis: no dia 7 de outubro, em Natal, na Arena das Dunas, enfrenta a Bolívia; no dia 11, em Mérida, joga contra a Venezuela, lanterna da competição até agora. O deslocamento para esta partida, aliás, já desperta preocupação. A logística deverá exigir um voo fretado com escala em um aeroporto do Brasil, localizado o mais próximo possível da fronteira com a Venezuela, por causa das dificuldades de abastecimento no país vizinho. Após pousar na Venezuela, será preciso viajar cerca de 80km até a cidade do jogo.

Quanto ao jogo no Maracanã, Tite já dissera em sua entrevista coletiva de apresentação que gostaria de jogar com mais frequência no estádio. Não falou em fixar residência no Rio de Janeiro e, hoje, a decisão da CBF é de que a seleção continue fazendo jogos itinerantes, mesmo em partidas oficiais. Mesmo assim, o treinador, após testemunhar o ambiente do estádio na final da Olimpíada do Rio, contra a Alemanha, disse ter gostado do que viu.

? Gostaria de ter esta oportunidade, que fosse no Maracanã ? afirmou Tite, ao ser perguntado se pretendia dirigir a seleção mais vezes no estádio.

Antes de pensar em 2017, a seleção tem pela frente um fim de ano que pode lhe render uma subida na classificação, mas também reserva um rival tradicional pela frente: o clássico contra a Argentina acontecerá em novembro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Será o primeiro jogo oficial do Brasil no estádio após a fatídica goleada por 7 a 1 imposta pela Alemanha, na final da Copa do Mundo de 2014. O jogo será pela 11ª rodada. Dias depois, a seleção fecha o ano de 2016 enfrentando o Peru, em Lima.

DANIEL ALVES CENTENÁRIO

A partida contra o Peru pode ser marcante para um jogador, em especial: o lateral-direito Daniel Alves. Se participar de todos os jogos até lá, o jogador do Juventus, da Itália, completará 100 partidas pela seleção brasileira. Em outubro, está completando dez anos com a camisa nacional, já que foi convocado pela primeira vez na carreira em outubro de 2006.

? Para mim é sempre muito especial estar na seleção brasileira. Sempre chego para desempenhar da melhor forma o papel que me é dado. Já é bastante tempo, tive muitas experiências, boas e ruins. Tive aprendizados e espero continuar. Quero atingir esta marca de 100 jogos, mas que o trabalho na seleção continue. Grandes jogadores alcançaram esta marca ? afirmou Daniel, que foi capitão do time no jogo contra a Colômbia, ontem, em Manaus. Miranda ocupou o posto na estreia, mas a decisão de Tite foi pelo rodízio de capitães.

Para Daniel Alves, a braçadeira não muda a sua sensação de estar na seleção.

? Não creio que tenha mais responsabilidade, que seja algo tão importante. É uma honra, mas temos muitos líderes aqui, grandes jogadores ? afirmou.