Esportes

Seleção Feminina Sub-17 estreia nesta quarta-feira no Campeonato Sul-Americano

Primeiro desafio na competição será diante da Argentina, às 18h30 (Horário de Brasília), no Estádio Charrúa, em Montevideú (URU)

Seleção Feminina Sub-17 estreia nesta quarta-feira no Campeonato Sul-Americano

É dia de estreia para o Brasil! Nesta quarta-feira (02), a Seleção Feminina Sub-17 inicia a caminhada no Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-17. O primeiro compromisso será diante da Argentina, às 18h30 (Horário de Brasília), no Estádio Charrúa, em Montevideú (URU). O duelo contará com transmissão ao vivo do Sportv.

Maior campeão da competição com três títulos (2010, 2012 e 2018), o Brasil foca as atenções na busca de uma das três vagas para a Copa do Mundo FIFA da categoria, a ser disputada na Índia, em outubro deste ano. Para chegar até lá, a Canarinho terá pela frente na primeira fase as seleções da Venezuela, Paraguai, Argentina e Bolívia, pelo Grupo A.

Além de marcar o primeiro compromisso oficial desta geração, que conta com atletas dos anos de 2005 e 2006, a competição será a estreia de Simone Jatobá em torneios oficiais a frente da Canarinho. Anunciada em agosto de 2019, a treinadora vai participar do seu primeiro Campeonato Sul-Americano como treinadora, já que a edição de 2020 foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19.

“A expectativa para o Sul-Americano é muito boa. Por conta da pandemia, no ano passado a gente não pôde participar da competição porque foi cancelada. Nossa estreia será contra a Argentina, um clássico logo de cara. Essa rivalidade está presente, mas temos que encarar o que vem pela frente. Sabemos que as equipes irão vir fortes para tentar ganhar de nós, e precisamos estar focadas. Precisamos nos sobressair em vários aspectos, além do tático e físico, mas também o mental e o autocontrole”, conta Simone Jatobá.

22/02 - Treino da Seleção Feminina Sub-17 na Granja Comary-RJ22/02 – Treino da Seleção Feminina Sub-17 na Granja Comary-RJ
Créditos: Adriano Fontes/CBF

Durante a preparação para a disputa do Sul-Americano, a Seleção Brasileira fez dois jogos preparatórios diante do Uruguai. No primeiro encontro, um empate em 1 a 1, Já no segundo compromisso, vitória Canarinha por 5 a 0. Na reta final, o Brasil encarou a equipe feminina do América-MG e, novamente, uma vitória por 5 a 0.

Modelo de Disputa

As dez seleções do Sul-Americano Sub-17 foram divididas em dois grupos de cinco participantes cada. Na primeira fase, as equipes medem forças contra os rivais de suas chaves. Ao final dos quatro jogos, as duas seleções melhores colocadas de cada grupo avançam para a Segunda Fase – quadrangular final.

Na Segunda Fase, os quatro melhores times disputam apenas três vagas que garantem o passaporte para a disputa do Mundial Feminino Sub-17. Todos se enfrentam e, ao final do quadrangular, a equipe que liderar em número de pontos será a grande campeã da competição.

Amistoso Seleção Feminina Sub-17 - Brasil x Uruguai - 15/12/2021Amistoso Seleção Feminina Sub-17 – Brasil x Uruguai – 15/12/2021
Créditos: Staff Images / CBF

Brasil x Argentina – Campeonato Sul-Americano Feminina Sub-17

Data: 02 de março (quarta-feira)

Horário: 18h30 (Horário de Brasília)

Local: Estádio Charrúa, em Montevideú (URU)

Transmissão: Sportv

CBF