Esportes

Seleção feminina do Canadá ganha de virada da Alemanha e faz nove pontos

Canadá.jpg

BRASÍLIA – Demorou, mas o estádio Mané Garrincha finalmente viu um jogo em o gol não foi artigo raro. A seleção feminina do Canadá ganhou de dois a um, de virada, da equipe alemã e conseguiu sua terceira vitória na competição, terminando a fase de grupos na liderança com nove pontos. Nos quatro jogos anteriores, apenas a seleção masculina da Dinamarca conseguiu marcar um gol, enquanto Brasil, Iraque e África do Sul passaram em branco.

Os gols do Canadá foram marcados pela atacante e capitã do time, Melissa Tancredi. O primeiro, aos 26 minutos do primeiro tempo, veio com um chute na entrada da grande área, após bobeada da defesa alemã. O segundo, de cabeça, aos 15 minutos do segundo tempo, foi marcado após uma cobrança de falta. As alemãs marcaram aos 13 minutos do primeiro tempo, de pênalti, com Melanie Behringer.
Foi a primeira vitória na história da seleção feminina do Canadá, atual número 10 no ranking da Fifa, sobre a Alemanha, que ocupa a segunda posição.

– Estamos orgulhosos do time. Mostramos que estamos aqui para ganhar e não seremos facilmente dominadas por ninguém – disse Melissa Tancredi.

O público foi modesto: 8.227 torcedores, bem abaixo das quase 70 mil pessoas nos jogos da seleção brasileira masculina no Mané Garrincha. Mas quem estava no estádio fez questão de aplaudir o jogo após o fim da partida. O calor da torcida foi exaltado pela atacante canadense.

– É ótimo ver pessoas se levantarem depois do jogo. Eles querem te abraçar, te beijar. Eu nem os conheço e estou beijando estranhos. Eu amo a paixão deste país – disse Melissa.

O treinador John Herdman também disse ter orgulho do time.

– Esse jogo foi sobre fazer história de duas maneiras. Derrotando a Alemanha pela primeira vez. E terminando na liderança do grupo com nove pontos – disse Herdman.
Apesar da derrota, a técnica da Alemanha, Silvia Neid, disse ter saído feliz com a classificação em segundo lugar. As alemãs vão enfrentar nas quartas de final China ou Suécia, que se enfrentam no Mané Garrincha às 22h.

No grupo da Alemanha, a Austrália, número 5 no ranking da Fifa, goleou o Zimbábue por seis a um. Apesar disso, ficou apenas em terceiro lugar, alcançando os mesmos quatro pontos das alemãs, mas com um saldo de gols pior. Com isso, a Alemanha evitou pegar o Brasil já na próxima fase. Questionada se evitar esse confronto seria bom, a técnica Silvia Neid não gostou muito da pergunta, mas depois disse:

– Nós sabemos que o Brasil é um time muito forte, jogou muito bem as últimas partidas. Mas nós não podemos escolher os nossos oponentes. Temos que pensar na próxima partida contra a China ou a Suécia, e não pensar tanto no Brasil. Só pensamos na próxima partida.

Como outras pessoas que passaram pelo Mané Garrincha na Olimpíada, a treinadora alemã reclamou do gramado do estádio, mas disse que isso não era desculpa pela derrota, uma vez que o campo foi o mesmo para o Canadá. Destoando da avaliação feita pela maioria dos jogadores e treinadores, a atacante canadense que marcou os dois gols do time foi só elogios.

– Foi o melhor gramado que joguei neste torneio – disse Melissa Tancredi.

Embora o público dentro do estádio fosse modesto, a polícia prendeu um cambista do lado de fora com dez ingressos. No domingo, dia do jogo da seleção masculina do Brasil contra o Iraque, cinco cambistas foram presos perto do Mané Garrincha, dois deles pela Polícia Militar e três pela Polícia Civil. Com um deles, a PM também apreendeu drogas.