Esportes

Seleção de judô é convocada para Jogos Cochabamba 2018

Rio de Janeiro – A seleção brasileira de judô formada por 14 atletas foi convocada, ontem, para a disputa dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018. A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) selecionou para esse evento jovens judocas que se destacam ou que já se destacaram nas categorias de base e ainda estão em processo de transição para a classe sênior.

“A nossa ideia é levar uma equipe jovem, mas com potencial para que esses atletas possam adquirir experiência em eventos poliesportivos como os Jogos Sul-Americanos”, explicou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

Com isso, foram selecionadas para integrar a seleção feminina as judocas Larissa Farias (48 kg), vice-campeã mundial júnior em 2014; Larissa Pimenta (52 kg); Gabrielle Gonzaga (57 kg); Gariella Moraes (63 kg), vice-campeã mundial juvenil em 2017; Bruna Silva (70 kg); Laislaine Rocha (78 kg), campeã do Aberto Pan-Americano de Santiago 2018; e Luiza Cruz (acima de 78 kg), medalhista de bronze no Mundial Juvenil de 2017.

No masculino, os judocas escolhidos foram Robson Penna (60 kg); Michael Marcelino (66 kg), vice-campeão mundial juvenil em 2015; David Lima (73 kg); Tiago Pinho (81 kg); Giovane Ferreira (90 kg); Leonardo Gonçalves (100 kg), vice-campeão mundial júnior em 2016; e João Cesarino (acima de 100 kg).

A maioria desses atletas participa do treinamento de campo que acontece nesta semana em Pindamonhangaba como forma de preparação para a disputa. As exceções são Bruna, Michael, David e Leonardo, que estão na Turquia para lutar neste fim de semana o Grand Prix de Antalya.

Comissão técnica

Assim como os atletas, a comissão técnica também conta com novos nomes. Um dos destaques é a participação do campeão mundial Luciano Corrêa, que se aposentou dos tatames no final de 2017 e terá pela primeira vez a oportunidade de viajar como chefe de delegação da seleção brasileira. Os técnicos, também jovens, serão Marinho Esteves (Sesi/SP) e Alexandre Katsuragi (Minas Tênis Clube/MG).