Esportes

Seleção brasileira de Marcha Atlética inicia empolgada o Mundial na China

Rio de Janeiro – A seleção brasileira está pronta para disputar o Campeonato Mundial de Marcha Atlética na cidade de Taicang, na China. A delegação saiu do País no domingo (29) e chegou ao destino na terça-feira (1º).

Por causa da diferença de 11 horas em relação ao horário oficial de Brasília, a competição começará na noite desta sexta-feira e terminará na madrugada de domingo.

O Brasil será representado na competição por cinco atletas, todos com índices exigidos pela IAAF (sigla em inglês para Associação Internacional das Federações de Atletismo).

O principal nome brasileiro no Mundial é o de Érica Rocha de Sena. Ela disputa os 20 km a partir das 5h30 (de Brasília) de sábado. A pernambucana participou de um Camping de Treinamento de um mês em Sant Cugat del Vallè, na Espanha.

“O camping foi excelente. Pude fazer treinos mais rápidos dos que a altitude de Cuenca, no Equador, me permite”, disse a marchadora, referindo-se à cidade em que vive com o marido e técnico Andrés Chocho.

“Na China, quero competir bem porque estou preparada e só espero que seja um dia bom para brigar lá na frente”, completou Érica, que na edição anterior do Mundial de Marcha ganhou a medalha de bronze, em Roma, na Itália, em 2016.

Campeã do Circuito Mundial de Marcha da IAAF em 2017, Érica foi a quarta colocada no Mundial de Atletismo de Londres 2017, sétima na Olimpíada do Rio 2016 e sexta no Mundial de Pequim 2015. No Pan 2015, em Toronto, ganhou prata.

Mais brasileiros

A primeira brasileira a entrar no circuito de 2 km, com largada e chegada em frente ao Museu da Cidade, será a catarinense Nair da Rosa, na disputa dos 50 km, às 21h (de Brasília) desta sexta-feira. Nair, orientada por Sérgio Galdino, treinador da seleção na China, é a recordista brasileira da prova, com 4h38min48, marca obtida na conquista da medalha de bronze no Sul-Americano de Sucúa, no Equador, em março passado. Ela ficou em quinto lugar no ano passado no Mundial de Londres. Na sequência será a vez do catarinense Matheus Gabriel Correa disputar os 10 km Sub-20, às 4h30 de sábado. Aos 18 anos, Matheus é considerado um dos atletas de maior potencial na marcha atlética brasileira. Já Moacir Zimmermann e José Alessandro Bernardo Bagio disputam os 20 km a partir das 23h10 de sábado.