Cotidiano

Seja um colaborador

Garantir a manutenção da entidade a serviço do público com algum tipo de deficiência física ou mental exige esforços diários da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cascavel.

Por isso é comum que a equipe responsável por doações entre em contato pelo telefone solicitando algum tipo de ajuda. Há quem vá até o local informado para receber a contribuição e tudo é certificado por meio de recibo.

Ações voluntárias também são realizadas com frequência no intuito de que os trabalhos desenvolvidos pela Apae não sejam prejudicados e além disso, há contribuições por parte da administração municipal.

Já relação ao governo do Estado houve corte significativo no número de profissionais que prestam serviços à entidade. Diante dessa falta, a diretoria deve buscar outras formas de recursos para que atendimentos sejam mantidos.

Termo de Fomento

O poder público mantém parceria por meio de um Termo de Fomento já que a instituição prevê o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com deficiências intelectual e múltiplas na educação infantil, ensino fundamental 1º e 2º ciclo e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“No caso da Apae não foi necessária a abertura de Chamamento Público, já que é a única entidade a prestar este tipo de atendimento e foi possível a inexigibilidade. O convênio tem prazo de 12 meses, começou a vigorar no dia 02 de janeiro e se encerra no dia 31 de dezembro. Neste período a entidade receberá o total de R$ 250 mil desta parceria”, afirma em nota a prefeitura.

Além disso, a Secretaria de Assistência Social mantém um convênio. “Diz respeito ao cadastro da entidade junto ao Conselho de Assistência Social. O valor repassado mensalmente é de R$ 1.700, para defesa e garantia de direitos”, afirma a secretaria. Existe a previsão de aumento nesse repasse, porém sem data prevista.

Doações

Enquanto isso a população pode fazer a sua parte com doações em qualquer valor à entidade. O depósito de notas fiscais nas urnas identificadas em estabelecimentos comerciais da cidade é mais uma forma de contribuição que pode resultar em recursos para a Apae. Quem quiser colaborar ou saber mais sobre os atendimentos realizados na sede em Cascavel pode entrar em contato pelo telefone (45) 3036-4219.