Cotidiano

Seis mil homens devem buscar atendimento durante Agosto Azul

UBSs e USFs seguem até o fim do mês com horários especiais

Cascavel – Há 20 dias desde o início da campanha Agosto Azul, a Secretaria de Saúde já contabiliza bons resultados. Nos dois primeiros sábados do mês, aproximadamente 3,7 mil atendimentos foram realizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família). O levantamento do último sábado (16) ainda não foi contabilizado.

“Os atendimentos estão nos surpreendendo. No Periollo, por exemplo, no dia da ação foram 174 atendimentos”, diz a enfermeira coordenadora de programas Viviane Devora da Silva.

Ela explica que a faixa etária dos atendimentos está acima dos 20 anos.

“Os homens passam por avaliação e fazem a verificação da carteirinha de vacinação. Conforme a avaliação do médico, eles são encaminhados para exames”, explica.

Em algumas unidades é possível encontrar atendimento em qualquer hora do dia, caso contrário, um agendamento é feito para o sábado.

“No sábado é quando toda a equipe está montada para fazer esse acompanhamento”, conta.

Viviane diz que muitos dos procedimentos são pessoas que vão consultar pela primeira vez.

“Os homens ainda têm a mentalidade de ir ao médico só quando estão doentes e não de maneira preventiva”. Até o fim do mês, aproximadamente seis mil deles devem ser atendidos. “Caso haja alguma alteração nos exames, a pessoa receberá o tratamento necessário”.

Programação

No dia 20 de agosto, o horário estendido funcionará na UBS do Bairro Los Angeles, das 19h às 22h. No dia 22, as UBSs do Bairro Cascavel Velho, Faculdade, Guaruja, Santa Felicidade e Vila Tolentino terão plantão de atendimento das 8h às 17h. No dia 14 de Novembro, também do dia 22, o funcionamento será das 8h às 12h.

(Com informações de Nathalia Lehnen)