Educação

Segurança no transporte escolar volta a ser vistoriada pela Transitar

Primeira inspeção semestral de 2021 começa dia 1 de fevereiro, com os veículos que fazem o transporte rural

Segurança no transporte escolar volta a ser vistoriada pela Transitar

Apesar das incertezas impostas pela pandemia, a proximidade do início do ano letivo requer o planejamento também quanto à segurança do transporte dos estudantes. Responsável por garantir a vistoria dos veículos que transportam alunos tanto na área urbana como na rural, a Transitar – por meio do Setor de Transportes Alternativos, em conjunto com a Divisão de Gestão de Trânsito – programou a primeira vistoria semestral de 2021 do transporte escolar para a próxima semana, iniciando pelos carros que fazem o transporte de alunos no interior.

A verificação de todos os itens de segurança de aproximadamente 80 ônibus, vans e kombis será feita nos dias 1 e 2 de fevereiro, no período da tarde, das 13h às 15h, nas plataformas 25 a 32 do Terminal Rodoviário de Cascavel.

A vistoria será realizada pelo Setor de Transportes Alternativos com apoio de agentes de trânsito, que observam itens obrigatórios de segurança veicular e também toda a parte documental de porte obrigatório e outros itens relacionados ao serviço de transporte escolar.

Área urbana dias 3 e 4 de fevereiro

Já as vans que fazem o transporte escolar na área urbana – escolas municipais, colégios particulares, estaduais e universidades – devem comparecer para a vistoria nos dias 3 e 4 de fevereiro, no horário das 8h às 10h e das 13h às 15 horas, nas mesmas plataformas do TRC.

Atualmente são 105 permissionários na área urbana. Os que não comparecerem devem apresentar justificativa na Transitar até amanhã (29), uma vez que os veículos só poderão transportar alunos com o selo de autorização da Transitar para o ano de 2021, o qual certifica que o serviço está dentro das normas de segurança.

Fotos: Rosane Richetti/Transitar

Fonte: Secom