Cotidiano

Segurança é reforçada no sistema de transporte de Londres

RIO ? As autoridades britânicas decidiram reforçar a segurança no sistema de transporte de Londres neste sábado depois que um homem foi preso e um pacote suspeito a ele relacionado encontrado no metrô na tarde desta sexta-feira. O jovem de 19 anos foi imobilizado com disparos de uma arma de choques em Holloway Road, no Norte da capital do Reino Unido, e ainda está sob custódia da polícia. Na quinta-feira de manhã, um item suspeito já tinha sido destruído em uma explosão controlada na estação North Greenwich.

Segundo a Scotland Yard, o equipamento encontrado ainda vai ser periciado. As autoridades informaram que os passageiros devem esperar ver mais policiais, inclusive armados, dentro e no entorno de grandes terminais de transportes, enquanto patrulhas foram colocadas em estações do metrô e de trens.

Testemunhas da prisão do jovem o descreveram como branco, barbado e usando um capuz. Segundo uma delas, o rapaz caminhava ?normalmente? por um rua quando a polícia o deteve.

– Policiais armados, creio que cinco deles, correram por trás dele e o derrubaram no chão ? disse Ali, um homem de 30 anos que não quis dar seu nome completo, à rede britânica BBC. – Eles gritavam ?polícia armada, não reaja?. Tudo aconteceu muito rápido.

O objeto suspeito foi descoberto em um trem que viajava na direção Leste da linha Jubilee, no Sudeste de Londres, por volta das 11h no horário local. Um fonte contou à BBC que o equipamento foi encontrado por um cidadão e entregue ao condutor do metrô. Ele o tratou como suspeito e disse que continha ?fios e possivelmente um relógio?. A estação foi evacuada e integrantes do esquadrão de bombas da polícia metropolitana o explodiram depois que ele foi descrito como ?real o suficiente?.

As autoridades metropolitanas informaram que estão mantendo a mente aberta quanto aos possíveis motivos do jovem, mas acrescentaram não estarem procurando por mais ninguém relacionado aos acontecimentos neste estágio das investigações. O atual nível de ameaça de terrorismo no Reino Unido é severo, o que significa que um ataque é ?altamente provável?.