Cotidiano

Segundo ministro britânico da Defesa, EI será expulso do Iraque em 2017

64839477_British Defence Secretary Michael Fallon speaks during a press conference in Arbil the.jpg ERBIL – O Iraque vai conseguir eliminar o grupo Estado Islâmico (EI) de suas principais cidades ainda em 2017, previu neste sábado o ministro britânico da Defesa, Michael Fallon, falando de Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

– Estou feliz de constatar a libertação do leste de Mossul e o lançamento, em breve, da ofensiva para retomar a parte ocidental de Mossul – declarou Fallon, em entrevista coletiva em Erbil.

Apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos na luta contra o EI, as tropas iraquianas lançaram, em 17 de outubro, uma ampla ofensiva para recuperar a cidade de Mossul. As forças iraquianas conseguiram controlar o leste da cidade e, agora, preparam uma operação para recuperar o oeste.

Fallon saudou a ação das forças britânicas na coalizão, indicando que alcançaram 300 alvos em Mossul e seus arredores, além de dar apoio – principalmente em termos de treinamento – aos 40.000 membros das forças iraquianas. Entre eles, há 7.000 peshmergas (forças curdas).

– Esperamos que o Daesh [acrônimo do EI em árabe] seja expulso das principais cidades do Iraque em 2017 – afirmou o ministro britânico.

Fallon disse, porém, que a reconquista de Raqa – o maior reduto do EI na Síria, onde a coalizão internacional também atua – poderá ser “mais complicada, em consequência da guerra civil” no país vizinho.