Cotidiano

Segundo maior acionista da Estácio pode rejeitar oferta da Kroton

2016_880716093-201601151757330018.jpg_20160115.jpg

SÃO PAULO – A família Zaher, segunda maior acionista do grupo privado de ensino superior Estácio Participações, planeja votar contra a proposta de aquisição da companhia pela rival Kroton Educacional apresentada nesta terça-feira, afirmou uma fonte com conhecimento do assunto. A família, que detém cerca de 13% da Estácio, assumiu uma postura dura nas negociações com a Kroton.

kroton 2106

Chaim Zaher foi indicado presidente executivo interino da Estácio na semana passada e afirmou que a empresa está avaliando potenciais aquisições, em uma estratégia para rebater as ofertas da Kroton e da Ser Educacional pela empresa.

A Kroton divulgou nesta terça-feira oferta em que propõe à Estácio aquisição da companhia com base em uma relação de troca de 1,25 papel de sua emissão para cada ação da rival. Anteriormente, a empresa havia indicado intenção de uma relação de 0,977 para uma ação.

A família Zaher quer pelo menos 1,5 ação da Kroton por cada papel da Estácio, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato.

Segundo a fonte, a proposta da Kroton avalia a Estácio como se a empresa tivesse um quarto do tamanho da rival. A Estácio tem cerca de metade do número de estudantes da Kroton. O voto da família, porém, não é suficiente para barrar a oferta da Kroton. O maior acionista da Estácio é a Oppenheimer Funds, que possui 18% da empresa, seguida pelos Zaher e pela Coronation Fund Managers, que possui 10%.

Às 12h41, as ações da Estácio exibiam queda de 0,97% e as da Kroton tinham alta de 1,07%. No mesmo horário, o Ibovespa caía 0,63%. Os preços das ações das duas empresas no fechamento da segunda-feira mostravam que o mercado embutia uma relação de troca de 1,177 ação da Kroton por cada papel da Estácio. Assim, a oferta apresentada pela Kroton nesta terça implica em um prêmio de 6,2% sobre a relação de troca observada na bolsa na véspera do anúncio da proposta.