Cotidiano

Segunda noite de protestos contra morte de jovem negro termina com um baleado em Milwaukee

MILWAUKEE — Uma pessoa foi baleada e dois policiais ficaram feridos em mais uma noite de protestos em Milwaukee, no domingo, após a morte de um jovem negro por um policial. As autoridades disseram que efetuaram várias detenções, sem dar mais detalhes. O tumulto levou o governador de Wisconsin a colocar a Guarda Nacional em estado de atenção.

Policiais entraram em confronto com um grupo atirando pedras e outros objetos perto do lugar onde Sylville K. Smith, de 23 anos, foi baleado e morto no sábado.

A televisão local mostrou uma fileira de agentes formando uma fila e usando escudos para não serem atingidos. Um agente aparentemente caiu no chão após ser atingido por um dos objetos e foi levado por seus companheiros. Outro policial foi levado para o hospital depois de sofrer ferimentos quando uma pedra quebrou a janela de seu carro de patrulha.

Smith, cuja morte desencadeou protestos no sábado, foi baleado depois de reagir contra um agente com uma arma na mão, explicou o chefe de polícia da cidade, Edward Flynn.

Flynn alertou que a morte do jovem está sendo investigada e que as autoridades aguardam os resultados da autópsia. Segundo ele, com base no vídeo sem áudio gravado pela câmera instalada no corpo do agente, cuja identidade não foi revelada, “certamente parece que ele agiu dentro dos limites legais”.

Na mesma entrevista coletiva, o prefeito Tom Barrett disse que uma imagem congelada mostra claramente a arma na mão de Smith enquanto fugia de carro após ser abordado pelo policial.