Cotidiano

Segunda edição: Sebrae Startup Day reúne inovação e tecnologia em Cascavel 

A segunda edição do Sebrae Startup Day, que ocorreu no sábado (20), em Cascavel, trouxe o que há de mais novo no segmento, com ações voltadas ao empreendedorismo de alto impacto, inovação, tecnologia, conexões, negócios e muito network.

Segundo o consultor Osvaldo Cesar Brotto, o Sebrae Startup Day é um evento que acontece em todo o Brasil, e que procura trazer profissionais de diversos setores que apresentem potencial de negócios, além de abrir espaço para discutir ideias, produtos e iniciativas. “São feitas apresentações do que está acontecendo pelo mundo, até para atualização das tendências de mercado, dando ideias do que pode ser investido, trabalhado, como oportunidade ao empreendedor”, explica.

Durante o evento em Cascavel, palestras mostraram a trajetória de empresários, dicas sobre como atrair investimentos foram passadas aos participantes, além de apresentar o processo de internacionalização de negócios, que é quando a empresa, mesmo que atue só no município, começa a pensar em expandir para um mercado global. “O evento também é uma ótima oportunidade para firmar parcerias e muitos negócios”, ressalta Brotto.

INCENTIVOS

Para iniciar uma atividade voltada ao segmento das startups, o empreendedor pode procurar o Sebrae e tirar dúvidas quanto ao perfil de seu negócio. Brotto lembra que o Sebrae possui um programa de capacitação em que são mostrados os caminhos que o empresário deve seguir. “Se ele vai abrir ou não uma startup é uma consequência, mas a capacitação vai auxiliar para que seja mais criterioso no momento de começar seu negócio”.

A região de Cascavel, de acordo com o consultor, é muito empreendedora, com aumento significativo de interesse em empreender nos últimos dois anos. A crise econômica, neste caso, não é o único motivo para que as pessoas pensem em ter sua própria empresa. “O empreendedorismo ocorre por oportunidade e não pela necessidade. A conclusão que se chega é de que, com o crescimento deste interesse na nossa região, em um curto espaço de tempo seremos uma das maiores do Paraná no quesito empreendedorismo”, conclui.