Cotidiano

Sede do Procon começa a ser construída na segunda

Nova unidade vai ter 821m² e investimento de 1,5 milhão. Terreno, no Centro Administrativo Moacir Micheletto, começa a ser limpo na segunda, quando inicia a preparação para o canteiro de obras

A nova unidade do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon foi o assunto de uma reunião com o prefeito Lucio de Marchi e secretários nesta sexta-feira (20) na sala de reuniões do gabinete. Foram apresentados dados técnicos sobre a obra, que começa a ser edificada nesta segunda-feira, 23. Representantes da empresa Bertoluci Ramos Ltda, de Cascavel, que executará a obra, também estiveram presentes.

Para o coordenador do Procon, José Carlos Queiroz, a nova unidade vai oferecer melhor qualidade no atendimento à comunidade. “A construção da nova sede do Procon tem o objetivo principal de trazer mais comodidade aos usuários em um espaço amplo de aproximadamente 821m². Será a segunda obra do Procon no Paraná e vai ser construída com recursos próprios”, explicou o coordenador.

O investimento para a construção da nova sede é de aproximadamente R$ 1,5 milhão. “No endereço atual, contamos com o efetivo de 11 funcionários e quatro estagiários. Para a nova sede, que será construída no Centro Administrativo Moacir Micheletto, o efetivo vai aumentar de acordo com a demanda da sociedade”, finalizou José Carlos.

Na segunda-feira, 23, começa a limpeza do terreno e a instalação do canteiro de obras para o início da construção, que deverá ser concluída em 240 dias. De acordo com o engenheiro civil, José Carlos de Jesus, a construção do Procon terá uma fiscalização rigorosa. “A obra será fiscalizada com muito rigor com o objetivo de auxiliar no andamento da edificação. Um diário de obras vai registrar os dias trabalhados porque dias chuvosos podem atrapalhar o prazo”, explicou o engenheiro civil.

Segundo o prefeito Lucio de Marchi a construção da sede própria vai garantir uma economia para o município. “Estamos gastando com aluguel para abrigar muitas secretarias. Nossa meta é economizar o dinheiro público trazendo essas secretarias para prédios próprios como são os casos das secretarias de Educação e de Habitação e Urbanismo, que estão instaladas em prédios particulares. O mesmo vai ocorrer com o Procon, que passará a contar com sede própria”,  afirmou Lucio.

Demanda

De acordo com o responsável pela unidade de Toledo, dentre todas as ocorrências, “são as de telefonia e problemas com bancos que ocupam as primeiras posições em relação à quantidade de reclamações da população. Estamos trabalhando em conjunto com a Associação Comercial de Toledo ( Acit) ministrando palestras voltadas ao comércio local com a meta de informar os empresários”, explicou Queiroz.

Já o presidente da União Toledana das Associações de Moradores (Utam), Artulino Hesper, pontuou que a nova unidade vai oferecer um serviço muito importante para a comunidade. “Vamos trazer as demandas da comunidade e trabalhar juntos com a nova unidade em prol do crescimento e fortalecimento da parceria entre o Procon e a comunidade, reforçando o diálogo para que as coisas boas aconteçam”, reforçou o presidente da Utam.