Cotidiano

Sede do Cisop ainda não saiu da fundação

Cascavel – Poucas salas, pacientes espremidos pelos corredores em busca de procedimentos de saúde. A situação se repete diariamente na sede antiga em que está instalado o Centro Regional de Especialidades, comandado pelo Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), em Cascavel. A promessa de uma estrutura maior por enquanto continua na fundação, a qual já está engolida pelo matagal, em uma estrutura que começou a ser erguida na Avenida Brasil, no Loteamento FAG, zona oeste de Cascavel.

Depois de seis anos, a obra da Central de Especialidades ainda não conseguiu sair da fundação. O mato denuncia a espera longa e mais uma fatura para os municípios.

Na primeira licitação, o valor da obra estava orçado em R$ 6 milhões, mas agora pelo menos outros R$ 2 milhões serão necessários para corrigir a defasagem do projeto inicial. Um convênio vencido há mais de seis meses com o governo do Estado precisou ser refeito para que a obra tenha expectativa de retomada nos próximos meses. Veja bem, “expectativa”.

O presidente do Cisop, Leonir dos Santos, afirma que é o mais interessado na conclusão da obra, pois reconhece que os trabalhos ficam prejudicados pelas atuais condições em que os profissionais e os pacientes precisam dividir no velho prédio, que funciona perto da 15ª Subdivisão Policial há muitos anos. “Já acordamos entre os demais municípios para ‘rachar’ a conta dos recursos que faltam para a construção. Esse é o caminho que encontramos para que essa espera tenha fim”, revela.

O diretor da Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, diz que o abandono da obra pela primeira empresa e problemas com o setor ambiental provocaram a demora na construção. “O importante é que a conclusão desse processo vai mudar tanto a qualidade quanto a quantidade de atendimentos”, resume.

Para Bailak, assim que a administração de Cascavel revisar os aspectos burocráticos do projeto, uma nova licitação será realizada. “Estimo que em 60 dias tenhamos a retomada dos trabalhos e que em 18 meses seja possível que o espaço seja entregue para a comunidade”, avalia.

A administração municipal de Cascavel confirma que o novo projeto aguarda apenas a assinatura do convênio com o governo para que possa licitar e concluir a obra. Nenhuma data foi informada.