Cotidiano

Secretário não convence vereadores

Contrato firmado com a AMOP esse ano vai custar R$ 437.671 ao município

Cascavel – O secretário Valdecir Nath bem que tentou, mas não conseguiu convencer a todos os vereadores sobre as vantagens do convênio entre a Prefeitura de Cascavel e a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) para promoção de cursos de formação continuada dirigidos a professores e servidores das escolas municipais.

Nath compareceu a sessão de ontem na Câmara atendendo a convocação dos vereadores Claudio Gaiteiro (PSDB), Luiz Frare (PDT) e Jaime Vasatta (PTN) e discorreu pormenorizadamente sobre o convênio, que só neste ano vai custar R$ 437.671 ao município. Ele explicou que estão incluídos no contrato “as horas-aula, lanche, transporte dos palestrantes, almoço e jantar destes palestrantes acompanhados de motoristas e representantes da Secretaria, além de material, equipamentos, limpeza e locação dos locais de curso, material de expediente e divulgação, além da taxa de administração da Amop”.

Mas isso não convenceu a todos. “A formação continuidade dos professores poderia ser feita pela Unioeste ou por outras instituições públicas, com um custo menor e uma qualidade maior”, frisou Paulo Porto (PCdoB).

“O município pode ter sido ferido alguns princípios constitucionais importantes, como a moralidade e a conveniência, tendo em vista que não permitiu que outras empresas pudessem participar da concorrência”, acrescentou Pedro Martendal (PV).

ECONOMIA

Valdecir Nath assegurou que o valor cobrado por empresas especializadas no ramo é 30% maior. “A Amop é uma entidade sem fins lucrativos, exceto a taxa de administração que ela cobra para realizar o trabalho. Por isso, a entidade é a melhor opção e facilita a vida de todos os municípios, inclusive de Cascavel”, garantiu.