Cotidiano

Secretário lança programa na Unioeste

Cascavel – O secretário estadual da Seju (Justiça, Trabalho e Direitos Humanos), Artagão Jùnior, esteve ontem na Reitoria da Unioeste, em Cascavel, reunido com o reitor Paulo Sérgio Wolff, para acertar os detalhes do Programa do Adolescente Egresso do Sistema de Atendimento Socioeducativo: assistência e acompanhamento aos egressos, interno e familiares. A Unioeste será a primeira universidade a implantar o projeto lançado pela Seju.

Segundo o secretário Artagão, o projeto surgiu do desejo de propiciar a esses adolescentes uma formação profissional, um trabalho efetivo e dar capacidade para sustentarem suas famílias, ou seja, o resgate da dignidade. “Esse é um projeto de grande alcance que trará não só para o Paraná um grande efeito como para todo o Brasil. É um compromisso social nosso e um desejo da nossa gestão de promover com a Unioeste, efetivamente, a inserção social”, reforçou Artagão.

Para o reitor, o projeto oportuniza aos adolescentes em medida socioeducativa que se qualifiquem para a inserção social. “Somos pioneiros na aplicação desse projeto e sabemos o alcance que tem, especialmente para que esse jovem possa projetar um futuro melhor e dentro da nossa universidade”, frisou.

De acordo o coordenador do projeto na Unioeste, professor Marco Antônio Batista Carvalho, a iniciativa é pioneira no Paraná e visa se adequar ao Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo, que objetiva contribuir para a interrupção da trajetória de adolescentes internos e egressos do sistema socioeducativo, bem como criar oportunidade de construção de autonomia dos adolescentes e, com extensão, a seus familiares.

Assim, por meio desse projeto, a Unioeste oportuniza, inicialmente em seu espaço privilegiado de produção de cultura, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, vagas na modalidade de menor aprendiz para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas que estejam cursando o Ensino Fundamental.

O professor Marco salienta ainda que o convênio entre Unioeste e Seju conta com a parceria do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).