Cotidiano

Secretário-geral da ONU oferece cargo de vice para parlamentar israelense

download.jpg

TEL AVIV ? A parlamentar israelense Tzipi Livni pode ocupar em breve um alto cargo nas Nações Unidas. Durante o fim de semana, Tzipi recebeu um telefonema do secretário-geral da ONU, António Guterres, que lhe ofereceu o posto de vice-secretária-geral, informa o ?Haaretz?. A oferta é vista como um acordo: em troca da nomeação, os EUA retiram sua objeção à indicação do palestino Salam Fayyad ao comando da missão na Líbia.

A assessoria de Tzipi informa que ?nenhuma oferta oficial foi recebida?. A ONU possui muitos vice-secretários-gerais, e se o convite se concretizar, Tzipi será a primeira israelense a ocupar esse posto. A indicação também precisa ser aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Tzipi e Guterres se conhecem de longa data. Quando ele ocupou o cargo de primeiro-ministro de Portugal, ela era ministra de Relações Exteriores do governo de Ehud Olmert, entre 2006 e 2009. Há cerca de duas semanas, Tzipi fez uma viagem de um dia a Nova York, para um encontro pessoal com o secretário-geral. Eles deveriam ter se encontrado em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, mas o voo da parlamentar atrasou e o encontro foi cancelado. Guterres externou sua vontade de encontrá-la e, dois dias após retornar de Davos, Tzipi embarcou para os EUA.

Entre outros assuntos, os dois discutiram a possibilidade da indicação de Tzipi ao cargo. Aparentemente, não é a primeira vez que a israelense demonstra interesse por uma posição nas Nações Unidas. Notícias publicadas na imprensa local indicam que ela atuou com este objetivo desde o mandato de Ban Ki-moon. Ela nega essa informação.

A possibilidade de Tzipi aceitar a troca do seu assento no parlamento israelense por um importante cargo diplomático não seria surpresa. Ela é convidada constante em conferências e eventos internacionais por sua atuação no passado. Enquanto ocupou o Ministério das Relações Exteriores, ela liderou as conversas com os palestinos. Ela também esteve à frente do Ministério da Justiça, da Agricultura e da Habitação, entre outros importantes postos no governo israelense.