Cotidiano

Secretário de Transporte garante que Linha 4 do metrô será entregue dia 1º de agosto

RIO – O secretário estadual de Transportes Rodrigo Vieira afirmou nesta quarta-feira que um empréstimo de R$ 989 milhões será concedido na próxima semana para a conclusão da Linha 4 do metrô. A liberação do dinheiro, no entanto, depende de um acordo entre os governos federal e estadual.

Devido às dívidas do estado com a União, o governo acabou caindo na lista de inadimplência e ficou impossibilitado de contratar novos empréstimos. O secretário não afirmou, contudo, qual será a solução para que o dinheiro seja liberado.

Ontem, o presidente interino Michel Temer esteve no Rio e se reuniu com o governador Francisco Dornelles. Os dois conversaram sobre as medidas a serem adotadas para a liberação da verba.

Nesta quarta-feira, o secretário Rodrigo Vieira participou da entrega da estação São Conrado, da Linha 4 do metrô. Vieira garantiu que a Linha 4 será inaugurada no dia 1º de agosto, ligando Ipanema à Barra da Tijuca. Segundo ele, entre 15 e 20 dias antes da inauguração, os trens entrarão em operação ainda sem passageiros para que sejam realizados todos os testes obrigatórios.

O secretário afirmou ainda que o chamado 'Plano B', acertado entre governo do estado e prefeitura, para o transporte de passageiros durante as Olimpíadas e que não conta com a inauguração do metrô, já está pronto desde a candidatura da cidade aos Jogos, em 2007.

— Qualquer projeto de transporte tem alternativa. Seria errado se não houvesse plano B. Mas a gente garante que no dia 1º de agosto, o metrô será entregue sem nenhum atraso.