Saúde

Secretário de Saúde anuncia reabertura do ambulatório covid-19 do Hospital de Retaguarda de Cascavel

Segundo o secretário, o município está preocupado com o aumento no número de pacientes com sintomas e de casos confirmados do novo coronavírus no município

Secretário de Saúde anuncia reabertura do ambulatório covid-19 do Hospital de Retaguarda de Cascavel

O Secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, comunicou a reabertura dcovid-19 do Hospital de Retaguarda do município em um vídeo divulgado para a imprensa no início da tarde desta quarta-feira (25).

Segundo o secretário, o município está preocupado com o aumento no número de pacientes com sintomas e de casos confirmados do novo coronavírus no município.

Veja o comunicado:

Junto com o boletim da covid-19 de hoje o município divulgou uma nota sobre a demora no atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Veja abaixo a nota na íntegra:

NOTA SOBRE A DEMORA NOS ATENDIMENTOS EM CASOS SUSPEITOS DA COVID-19

A Secretaria Municipal da Saúde reitera a preocupação com o aumento exponencial dos casos suspeitos e confirmados da covid-19.

Somente em novembro (entre 01 e 24/11) as UBS/USF realizaram 20.686 consultas médicas presenciais, e mais 1.011 consultas médicas por telemedicina.

A UBS Floresta, UBS Nova Cidade e UBS Santa Cruz já retornaram ao horário normal das 07h às 22h, e as demais ainda permanecem em horário reduzido das 08h às 17h devido aos servidores afastados ou impedidos de ter contato com o público, não sendo possível equalizar escala de trabalho com horário ampliado.

Reiteramos a necessidade de buscar atendimento via agendamento das UBS/ESF, e em caso de não conseguir agendar, podem procurar as UBS/USF para esclarecimento das dúvidas.

Nas UPAS que atendem pacientes suspeitos ou não da covid-19 desde julho, o crescimento neste mês é de quase 3x o número normal de atendimentos, sendo que o elevado número de consultas faz com que a espera por atendimento seja além do normal, e as estruturas não possuem consultórios disponíveis para a ampliação de médicos;

O Call Center continua funcionando de segunda à sexta das 07h às 19h pelo 3096-9090, atendendo dentro da capacidade da equipe, o que torna as linhas congestionadas muitas vezes;

A SESAU já solicitou ao CONSAMU a reabertura de um ambulatório covid-19 no Hospital de Retaguarda, a partir da próxima segunda-feira (30/11) para ampliar as portas de acesso e quantidade de atendimentos à população;

Não estão previstas medidas restritivas, pois o fechamento de atividades já ocorreu no início da pandemia com o objetivo de estruturar o sistema, onde houve tempo para a reforma da UPA Brasília, a abertura do Hospital de Retaguarda e ampliação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Enfermaria covid-19 em Cascavel e região. O momento agora exige a conscientização e responsabilidade de todos, na prática dos pilares para a prevenção:

– Praticar o distanciamento social;

– Uso de máscara;

– Prática da etiqueta respiratória e higienização constante das mãos;

 

Secretaria Municipal da Saúde