Cotidiano

Secretário da prefeitura de SP é preso em operação da PF

SÃO PAULO – O secretário de Planejamento da prefeitura de São Paulo, Valter Correia, foi um dos presos na Operação Custo Brasil da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira.

Correia foi nomeado para o posto pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em março do ano passado. Antes, entre fevereiro de 2011 e novembro de 2012, foi secretário-adjunto do Ministério do Planejamento. De 2012 a 2015, foi chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão da pasta. O secretário de Planejamento é ligado ao ex-ministro Paulo Bernardo, um dos presos na operação.

A operação apura o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática com a empresa Consist, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos do Ministério do Planejamento. O caso foi revelado pelo GLOBO em agosto do ano passado.

O ex-ministro do Planejamento, do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e das Comunicações, no primeiro mandato de Dilma Rousseff, Paulo Bernardo foi preso no âmbito da operação. O ex-ministro da Previdência Carlos Gabas e o jornalista Leonardo Attuch, do site “Brasil 247”, foram levados coercitivamente para depor.