Saúde

Secretário afirma que vacinação pode começar em janeiro no Paraná

Segundo Beto Preto, a vacinação no Estado começará com a imunização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia

Secretário afirma que vacinação pode começar em janeiro no Paraná

Curitiba – Em meio à polêmica sobre a falta de definição de vacina e do início da campanha nacional, o Paraná pode iniciar a vacinação contra a covid-19 no fim de janeiro, disse nesta quinta-feira (31) o secretário da saúde do Paraná, Beto Preto, em entrevista à Band TV.

Segundo ele, a expectativa é de imunizar os profissionais da saúde com a vacina da Pfizer, que já está sendo aplicada nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo. Contudo, no Brasil, o laboratório ainda não apresentou o pedido de registro do imunizante na Anvisa e alega que só o fará se houver proposta de compra por parte do governo federal.

Segundo Beto Preto, a vacinação no Estado começará com a imunização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Na sequência virão os idosos e demais grupos prioritários.

Um dos entraves do imunizante da Pfizer é que precisa ser armazenado a -70ºC. Contudo, Beto Preto assegura que o Paraná já tem à disposição ultracongeladores.

Ainda segundo o secretário, as vacinas que vierem para o Brasil serão disponibilizadas aos cidadãos paranaenses de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, seguindo o calendário proposto em relação ao coronavírus.