Cotidiano

Secretaria municipal de Cultura lança passaporte com atrações até setembro

2016 899546866-2016 899426674-5042_foto_ luis alberto gonc?ºalves_cre?üdito .jpgRIO ? É tempo de curtir o Rio sem desfalcar o bolso. Está recém-aberta uma temporada de gratuidade e descontos em programas culturais na cidade com o lançamento do Passaporte Cultural Rio. Além de museus, ele dá acesso a peças de teatro e shows, e vai garantir algum tipo de benefício em livrarias, bares, restaurantes e hotéis parceiros do projeto. Nos fins de semana, mais um desconto: redução de R$ 1,40 no valor do bilhete duplo do Metrô Rio. Madureira é o bairro que abriga a maior quantidade de atrações do circuito depois do Centro.

O passe é gratuito para brasileiros e estrangeiros residentes na cidade. O turista precisa pagar R$ 15. Para aproveitá-lo e também consultar toda a programação, que termina em setembro, é preciso fazer um cadastro no site http://www.passaporteculturalrio.com.

2016 908332155-antinelson_creditopapricafotografia_00337.jpg_20160510.jpgPara o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, a programação será uma enriquecedora viagem à cultura carioca em suas mais variadas manifestações.

? Novos equipamentos como a Arena Carioca Fernando Torres e a Casa do Jongo, sem dúvida, contribuíram para esse sucesso. Mas os artistas e realizadores culturais do bairro é que foram fundamentais para a quantidade de projetos selecionados. Madureira é um celeiro de talentos ? acredita Calero.

Para ele, se o Rio mantém até hoje a condição de capital cultural do país, é por conta da diversidade e do sincretismo, atributos que estão presentes de forma especial no bairro.

? Madureira é o coração da cidade. Tem o jongo, o samba, o charme… ? diz Calero.