Cotidiano

Secretaria eleva número de objetos apreendidos em prisões do Amazonas em 2016

MANAUS ? Após O GLOBO divulgar matéria mostrando que em um ano a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Amazonas e a empresa Umanizzare Gestão Prisional conseguiram apreender apenas três armas de fogo e 1.282 objetos ilícitos, o Estado divulgou novo balanço elevando para 2.300 o número de apreensões. No entanto, o novo balanço omite a quantidade específica de objetos apreendidos e não explica como o número quase dobrou.

O novo texto divulgado pelo órgão é o mesmo disponibilizado no site no dia 20 de dezembro, mas com alterações de números e a inclusão de novos parágrafos. O que chama à atenção no material é que o Estado deixa de especificar a quantidade detalhada dos tipos de objetos apreendidos.

No primeiro balanço que O GLOBO teve acesso, a Secretaria detalhava a quantidade e o tipo de objetos apreendidos. ?Entre os materiais apreendidos estão: 360 estoques e facas, 316 carregadores de celular, 202 celulares, 109 chips de celular, 78 bebidas alcoólicas, 70 baterias de celular, 65 ferramentas diversas, 38 trouxinhas de entorpecente, 30 cartões de memória e pen drive, três armas de fogo e outros 14 objetos diversos?.

No site da Seap, ainda consta o primeiro balanço enviado pela Secretaria 11 dias antes do massacre que deixou 60 mortos no sistema penitenciário de Manaus.

No novo texto enviado três vezes ? sempre com alterações de números – no fim da tarde de hoje, a Secretaria exclui este detalhamento e traz uma nova versão dizendo que ?como resultado de revistas internas e também dos procedimentos feitos com as visitas na entrada foram apreendidos principalmente facas e estoques (376), alicates, ferramentas, armas de fogo (três), entorpecentes, balança de precisão, celular e acessórios?.

NOVA VISTORIA

Ainda nesta quinta-feira, uma revista realizada pela Seap e a Polícia Militar na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) resultou na apreensão de 105 celulares, entorpecentes e uma pistola calibre 380, encontrada na cela 3, do pavilhão 4 da unidade. Após a descoberta da arma, dois internos que residiam na cela foram transferidos para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), e a pistola foi encaminhada para um Distrito Integrado de Polícia (DIP).

O procedimento de revista foi realizado com o objetivo de retirar materiais ilícitos que poderiam ser usados para desestabilizar a unidade e promover alguma alteração. O efetivo empregado na revista foi de 145 pessoas, entre servidores da Seap e policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães) e Batalhão de Choque.

Entre os materiais apreendidos estão: uma pistola calibre 380, 105 celulares, 93 baterias, 58 carregadores, 30 chips, 17 garrafas de bebida alcoólica, 9 pen drives, 9 porções de entorpecente, 38 estoques e um modem de internet. Os números chamam a atenção em alguns casos, como o de celulares, que chega a ser metade do que o Estado apreendeu em um ano.