Cotidiano

Secretária de Saúde fez mais de 2,2 mil exames por dia no ano passado

Em comparação com 2014, o crescimento foi de quase 11%

Cascavel – Com uma população de mais de 312 mil habitantes, o município de Cascavel fez, em todo ano passado, 810.526 exames laboratoriais. O número é bastante alto e, se dividido pelos 365 dias do ano, equivale a uma média de mais de 2,2 mil exames diários.

Dentre os 124 tipos de exames feitos pelo Laboratório Municipal, estão o hemograma, tipagem sanguínea, glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos, ureia, creatina, proteínas totais e frações, bilirrubinas, sorologia de pré-natal, incluindo o HIV, entre outros.

Em comparação com o ano de 2014, o crescimento foi de quase 11%, uma vez que foram confeccionados 732.524 exames. A maioria dos exames fica pronta no mesmo dia, com exceção das sorologias que são liberadas em 48 horas, chegando a 72 horas quando demandam de testes confirmatórios.

De acordo com a professora Rosane Castro, a disponibilização dos exames gratuitamente para a população faz grande diferença.

“Tenho criança pequena e não raras vezes preciso ir até o posto de saúde para consultar. O médico pede os exames, já fazemos, e o resultado sai rapidinho”.

Segundo ela, a informatização dos resultados, que agora estão disponíveis eletronicamente via internet, é bastante positiva.

“Só o fato de não precisar sair de casa para pegar o resultado, enfrentar filas, já vale a pena. Se é algo simples, não preciso nem voltar no médico, e se for grave, pelo que me falaram, eles mesmos já nos avisam para que possamos dar início ao tratamento”.