Saúde

Secretaria de Saúde de Foz começa a vacinar pessoas acima de 60 anos contra influenza nesta terça-feira (11)

Grupo faz parte da segunda etapa da campanha de imunização; orientação é que seja respeitado o intervalo de 14 dias para aqueles que tomaram a vacina contra a covid-19

Secretaria de Saúde de Foz começa a vacinar pessoas acima de 60 anos contra influenza nesta terça-feira (11)

A partir desta terça-feira (11) a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu inicia a vacinação de pessoas acima de 60 anos contra a influenza. As doses serão aplicadas, preferencialmente com agendamento prévio, em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O agendamento pode ser feito por meio do site da Prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br). Aqueles que não conseguirem agendar podem buscar diretamente as UBSs para receber a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que seja respeitado o intervalo de 14 dias para aqueles que tomaram a vacina contra a covid-19.

“Pedimos a aqueles que forem tomar a vacina contra a influenza, se possível, que levem a carteirinha de vacinação contra a covid-19 para que as datas possam ser conferidas pelas equipes. Esse intervalo é importante para evitar interações entre as vacinas”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo.

Vacinação dos profissionais da Educação

Nesta etapa da campanha de vacinação contra a influenza também estão incluídos os profissionais da educação. Eles começam a ser vacinados na quinta-feira (13), na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda, em formato drive-thru. Também será necessário fazer o agendamento prévio, pelo site http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

Foz do Iguaçu tem cerca de 30 mil pessoas com mais de 60 anos e mais de 3,4 mil professores. Para receber o imunizante, é necessário levar a carteira de vacinação (se tiver) e documento oficial com foto. Os professores necessitam de uma declaração ou holerite que comprove a atuação.

Demais grupos

Devido à baixa cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde vai manter a vacinação contra a Influenza nos grupos da primeira fase (crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde).

Desde o início da campanha, no dia 12 de abril até a última sexta-feira (07), foram imunizadas somente 9.222 crianças, o que corresponde a 42% de cobertura. No grupo das gestantes, a cobertura atual é de 39%; puérperas 47% e trabalhadores da saúde 30%.

Na terceira etapa da vacinação contra a Influenza, de 9 de junho e 9 de julho, estão: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medias socioeducativas.

Estado

Em todo o Paraná a cobertura vacinal está baixa, com apenas 38% dos grupos prioritários imunizados. Ao todo, 4,4 milhões de pessoas devem ser imunizadas contra a gripe, o que representa a meta de imunizar pelo menos 90% entre todos os públicos preconizados. A campanha seguirá até 9 de julho.