Cotidiano

Secretaria de Meio Ambiente de Foz terá programação da Semana Lixo Zero 2021

Evento é idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e promovido simultaneamente em várias cidades brasileiras entre os dias 22 e 31 de outubro

Secretaria de Meio Ambiente de Foz terá programação da Semana Lixo Zero 2021

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu vai promover duas oficinas de Educação Ambiental – uma sobre os 5 R’s da sustentabilidade e outra sobre composteiras domésticas, para o reaproveitamento dos resíduos – como parte da programação da Semana Lixo Zero 2021.

O evento acontece entre os dias 22 e 31 de outubro em várias cidades do Brasil, organizado por embaixadores e voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), idealizador da iniciativa.

Este ano, as ações têm como tema “Dignidade”, com o objetivo de reforçar a importância de sermos dignos com nossos resíduos, comunidade e meio ambiente. A Prefeitura de Foz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, como uma das parceiras do Instituto, vai ofertar duas oficinas de Educação Ambiental na modalidade presencial e também vai fazer postagens diárias de sensibilização sobre a gestão adequada de resíduos nas redes sociais.

Sobre as oficinas

25/10 (segunda-feira), das 8h às 12h – Oficina Mandando Bem – instrumento pedagógico elaborado pela equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, cuja metodologia contribui com a política dos 5 R’s da Sustentabilidade, trazendo a reflexão quanto ao comportamento diante do consumo e consumismo, bem como sobre a destinação final dos resíduos gerados. Os 5 R´s consistem em: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

O público da oficina serão 26 bolsistas do Programa Patronato Penitenciário de Foz do Iguaçu. A atividade também integra o Programa Municipal de Educação Ambiental na Administração Pública, tendo como temática a destinação correta dos resíduos em prédios públicos, nas residências e espaços coletivos.

27/10, das 8h30 às 12h – Oficina Composteira Doméstica – tem como objetivo provocar a reflexão sobre as relações de consumo e consumismo, bem como promover o reaproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos nas residências ao transformá-los em composto orgânico.

A oficina será conduzida pelo engenheiro agrônomo Edimar Silveira da Silva e terá conteúdos teóricos e práticos.

Os participantes terão a oportunidade de montar uma composteira doméstica com a reutilização de baldes com tampa. A oficina é ofertada para a comunidade em geral e a inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/Zm2Rn36bKWBfGdfd6.

Observação: o total de vagas para a oficina é de 25 participantes.

Local das oficinas presenciais

Centro de Educação Ambiental do Iguaçu – CEAI

Endereço: Avenida República Argentina 531, anexo ao Bosque Guarani (Portão em frente ao Colégio Adventista

Data e horário: 25/10 – Oficina Mandando Bem, das 8h às 12h

Data e horário: 27/10 – Oficina Composteira Doméstica, das 8h30min às 12h

(Assessoria)