Saúde

Secretaria de Educação de Catanduvas conclui programa de apoio ao bem-estar docente

O programa é uma formação que visa ampliar recursos e estratégias para promoção do bem-estar e prevenção da Síndrome de Burnout

Secretaria de Educação de Catanduvas conclui programa de apoio ao bem-estar docente

Catanduvas A Secretaria de Educação de Catanduvas, realizou na data de ontem (22), no Centro Cultural, o Programa de Apoio ao Bem-estar Docente, com o tema
“Saúde Docente em Tempos de Pandemia”, para professores, gestores, monitores, estagiários e coordenadores pedagógicos das escolas municipais.

O programa é uma formação que visa ampliar recursos e estratégias para promoção do bem-estar e prevenção da Síndrome de Burnout, que trabalha as dimensões cognitiva, emocional, física e espiritual, enfocando os objetivos pessoais e profissionais dos docentes. O programa, na forma presencial, foi dividido nas etapas de “Estudo com a equipe diretiva” e “Pré-avaliação diagnostica da saúde docente, mal-estar e bem-estar”.

Nos encontros de formação, os professores têm a oportunidade de analisar o contexto da pandemia da Covid-19, os efeitos do distanciamento social e suas repercussões sobre a sua saúde. Além disso, as atividades visam qualificar o docente para prevenir situações de mal-estar a partir das situações adversas do contexto laboral docente. A intervenção está organizada a partir de estudos de diagnóstico institucional, previamente levantados em reuniões com as equipes diretivas das escolas e Centros de Educação Infantil e conta com avaliação de diversas variáveis de saúde docente.

As atividades foram ministradas por profissionais da área da Educação, com reflexões e fundamentação sobre os efeitos da pandemia na saúde docente. Um profissional da Psicologia abordou tema voltado à saúde mental e emocional. Outro profissional da área de Fisioterapia, levou atividades práticas de consciência corporal e ergonômica para prevenção de distúrbios musculoesqueléticos. E, finalmente, um profissional de Educação Física e Yoga, trabalhou atividades de relaxamento e consciência corporal e respiratória.