Cotidiano

Secretaria de Educação anuncia datas de matrículas escolares para 2016

Pela normativa, a Campanha de Divulgação começa nesta quarta-feira (14)

Cascavel – A Secretaria de Educação anunciou na terça-feira (13) os períodos para as matrículas e rematrículas de alunos que frequentarão escolas, Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), CEIs (Centros de Educação Infantil) conveniados e a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no ano letivo 2016. O calendário está previsto na Instrução Normativa Semed/Cvel Nº 02/2015, disponível no Portal da Semed.

Pela normativa, a Campanha de Divulgação começa nesta quarta-feira (14). Alunos que já estudam nas instituições municipais de ensino terão a rematrícula realizada automaticamente no período de 9 a 12 de novembro. Pais ou responsáveis serão convocados a comparecerem no estabelecimento de ensino para assinarem o requerimento de matrícula, conforme a divulgação em cada escola.

Escolas e Cmeis

De 16 a 20 de novembro as escolas aceitarão a matrícula para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, oriundos dos Cmeis e Ceis conveniados e escolas municipais.

De 23 a 25 de novembro serão realizadas matrículas nas escolas para o pré-escolar a alunos oriundos dos Cmeis e Ceis conveniados.

Dias 26 e 27 de novembro serão efetuadas matrículas de alunos do pré-escolar e do 1º ano para crianças que nunca estudaram ou para alunos oriundos de outras redes de ensino.

Até 11 de dezembro serão efetuadas matrículas para a Educação em Tempo Integral, desde que todos os alunos da Educação Infantil – Pré I e II e, do Ensino Fundamental – anos iniciais foram devidamente matriculados.

14 a 18 de dezembro de 2015 – (Rede Estadual) – Efetivação de matrícula para os alunos de 6º Ano, do Ensino Fundamental na Rede Estadual de Ensino, mediante apresentação da Carta-Matrícula.

Transferências

A partir do dia 1º de fevereiro de 2016, no retorno das atividades administrativas, havendo vagas disponíveis, a direção de cada escola deverá comunicar ao pai/mãe ou responsável legal sobre a existência da vaga.

Neste período poderá ocorrer a transferência dos alunos das escolas da rede municipal de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos).

Também poderão ser efetivadas as matrículas recebidas por transferência de crianças que nunca estudaram ou, ainda, de alunos oriundos de outros estados, outros municípios e de escolas da rede privada de ensino.

Cmeis e Ceis conveniados

De 9 a 12 de novembro será feita rematrícula para todos os alunos regularmente matriculados, mesmo àqueles que o Cmei já tenha conhecimento que serão transferidos.

A partir de 1º de fevereiro de 2016, se ainda tiver vagas, serão matriculados alunos novos encaminhados pelo Setor de Cadastro Único – Cadun da Secretaria de Educação.

EJA – 1º semestre 2016

De 21 a 23 de outubro é o prazo para entrega do Planejamento/Previsão de Turmas para 2016 – ANEXO VII, na Divisão de Documentação Escolar, Estatística e Sere, da Semed.

De 9 a 12 de novembro serão realizadas rematrículas para os períodos subsequentes, dos alunos da EJA que estão regularmente matriculados.

De 1º de dezembro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016 serão realizadas matrículas novas para alunos da EJA.

De 1º de julho a 31 de agosto de 2016 será efetuada a rematrícula para os períodos subsequentes, dos alunos da EJA que estão regularmente matriculados para o EJA 2º semestre de 2016 e matrículas novas.