Cotidiano

Secretaria de Cultura ficará ligada ao Ministério da Educação

BRASÍLIA ? A nova Secretaria Nacional de Cultura ficará ligada ao Ministério da Educação, segundo o ministro da pasta, Mendonça Filho. Ele se reuniu com o presidente interino Michel Temer para debater o assunto na noite desta segunda-feira. O novo governo extinguiu o Ministério da Cultura na semana passada, o que gerou uma forte reação dos setores artísticos.

O dirigente da nova secretaria ainda não está definido. A escolha de uma mulher vem sendo tratada como prioridade para o governo, numa tentativa de responder às críticas sobre a ausência de representação feminina no primeiro escalão. Duas ex-secretárias estaduais de Cultura estão entre os cotados: Adriana Rattes (Rio de Janeiro) e Cláudia Costin (São Paulo).

Apesar da preferência por uma mulher, há nomes de homens também sendo avaliados. A dificuldade do novo governo é agradar à classe artística e, ao menos tempo, escolher um gestor com experiência para tocar as políticas do extinto MinC no cenário de restrição orçamentária. Até o fim desta semana, segundo Mendonça, haverá uma definição.

? Defendemos essa secretaria com estabilidade orçamentária, financeira e com autonomia para tocar as políticas do setor, tão importantes para o país ?disse Mendonça Filho.