Cotidiano

Secretaria da Saúde promove drive-thru de vacinação contra a Influenza para professores

Atendimento acontecerá nesta quinta, sexta e sábado na Vigilância em Saúde; agendamento já pode ser feito no site da Prefeitura de Foz

Secretaria da Saúde promove drive-thru de vacinação contra a Influenza para professores

A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta quinta-feira (13) a vacinação contra a Influenza (gripe H1N1) em professores, monitores e agentes de apoio das redes pública e particular de ensino. O atendimento será feito no formato drive-thru, na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda. Na quinta (13) e sexta-feira (14) a vacinação ocorre das 8h às 17h e no sábado (15) das 8h às 14h.

Para receber a imunização, será necessário fazer o agendamento prévio pelo site da Prefeitura (http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/). No dia da vacinação, é preciso apresentar uma declaração que comprove o vínculo trabalhista, como o holerite, por exemplo.

Os professores fazem parte da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Foz, 3.437 pessoas estão inseridas neste grupo e a meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

“Diferente da campanha de vacinação contra a Covid, em que serão imunizados todos os profissionais da educação, a vacinação contra a Influenza é direcionada a professores, monitores e agentes de apoio, conforme prevê o Ministério da Saúde”, informou Adriana Izuka, coordenadora do programa de imunização.

Todos os anos, a gripe é responsável por muitos óbitos e pode trazer sérias complicações para a saúde, sobretudo em pessoas com comorbidades. “A campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios e o número de internações, já que ainda vivemos uma pandemia. Essa proteção é essencial”, afirma a secretária de saúde, Rosa Maria Jeronymo.

Campanha Nacional

A vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril e está sendo feita de forma escalonada com os grupos prioritários. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde fazem parte da primeira etapa e seguem sendo imunizados devido à baixa cobertura.

A segunda fase, que começou no dia 11 de maio, contempla idosos com mais de 60 anos e professores. Os idosos estão sendo vacinados nas vinte unidades de saúde que não atendem casos suspeitos de Covid.

Na terceira etapa, de 9 de junho e 9 de julho, estão pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a gripe simultaneamente. A orientação é respeitar o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose.