Educação

Secretaria da Educação de Toledo adquiriu EPI’s para volta às aulas

Máscaras, álcool em gel, dispensadores, lixeiras e outros insumos já estão no almoxarifado da Prefeitura ou em fase de entrega

Secretaria da Educação de Toledo adquiriu EPI’s para volta às aulas

As aulas na rede municipal de ensino já estão acontecendo de forma remota e a Smed (Secretaria de Educação) se prepara para o retorno presencial dos alunos dos quintos anos no próximo dia 8 de março. Vários EPIs (equipamentos de proteção individual) foram recebidos, vistoriados pela Smed e à caminho das escolas municipais e dos CMEIs (centros municipais de educação infantil).

O diretor de Administração Escolar, Gênelle Krambeck, disse que a prerrogativa da Smed é que os alunos e professores estiveram com atividades remotas durante muito tempo no ano de 2020 e considerou ser o mais apropriado na ocasião por conta das informações e riscos que se tinha em relação à pandemia do novo coronavírus.

“Mas agora está na hora de voltar de forma gradativa ao regime presencial para que a escola seja usada com as ferramentas que dispõem na sua rotina de trabalho. A Secretaria de Educação está tomando todos os cuidados necessários para que este retorno aconteça de forma segura”, explicou Gênelle.

Cada instituição de ensino está elaborando o seu próprio plano de contingência. A Smed irá garantir a segurança dos alunos, professores e demais servidores com a entrega de máscaras com três tamanhos diferentes e com tecido confortável para cada aluno, máscaras em PVC (Face Shield), álcool em gel, totem, máscaras descartáveis, tapetes sanitizantes, lixeiras de 15 e de 30 litros. A distribuição de cada item é proporcional ao número de alunos atendidos por cada escola ou Cmei.

Valores

A Secretaria de Educação já investiu R$366.596,20 com a compra desses EPIs. A estimativa é que até o final de 2021 sejam gastos mais de R$ 599.325,00 com a segurança dos alunos e profissionais da educação.

Cautela

Gênelle comentou que “a ansiedade é normal. Ao mesmo tempo temos pais preocupados em mandar seu filho para a escola e outros que nos cobram esse retorno. A preocupação é uma forma positiva de se olhar, pois essa cautela serve para que tudo aconteça e seja planejado de forma segura”, frisa.

Profissionais

A rede municipal de ensino hoje abrange aproximadamente um público de 14 mil alunos. Algumas leis limitam a contratação de profissionais em algumas funções, porém, dentro do que é possível isto está acontecendo. “Estamos trabalhando para que o impacto seja o menor possível. Alguns profissionais se enquadram em situação de risco, então irão atuar de forma remota. Todos estão na torcida para que as vacinas cheguem logo e o cenário melhore”, considerou.

Sobre a segurança dos trabalhadores da educação, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) são efetivos na proteção contra o coronavírus. Essa informação foi dada pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. “É comprovada essa proteção, pois menos de 5% dos profissionais de saúde que atuam em locais de atendimento aos pacientes contaminados contraíram a doença no local de trabalho”. Gabriela ainda acrescentou que existe a preocupação da Smed em treinar os professores e demais servidores no uso correto dos equipamentos.

 

Fonte: Prefeitura de Toledo