Cotidiano

SEC investiga como a Exxon avalia ativos diante da queda do petróleo

INFOCHPDPICT000041932920NOVA YORK e CHICAGO – A contabilidade da Exxon Mobil levou a Securities and Exchange Commission (SEC, o órgão regulador do mercado de ações americano) se a gigante deveria ter feito baixas contábeis em seus ativos como resultado da queda na cotação do barril de petróleo, disse à Reuters uma pessoa com conhecimento da questão.

A SEC é o mais recente órgão do governo a questionar por que a maior empresa de energia do mungo em valor de mercado tem escapado ilesa das baixas contábeis bilionárias que afligiram as rivais produtoras de petróleo e gás natural.

O procurador-geral de Nova York Eric Shneiderman e outros estados, incluindo Massachusetts, vêm conduzindo investigações similares desde o ano passado.

Elas partem de questões maiores sobre se a Exxon tem, por décadas, falhado em alertar investidores sobre potenciais riscos financeiros para uma empresa com vendas anuais que poderiam ficar entre as 50 maiores economias mundiais.

QUESTIONADA PELA SEC EM 2013

Procurada pela Reuters, a companhia não respondeu imediatamente as ligações e e-mails pedindo que comentasse o caso. Na semana passada, um porta-voz da Exxon disse que a empresa não fez baixas contábeis de seus campos de petróleo e gás porque espera que eles ganhem valor em um horizonte de longo prazo.

Judy Burns, uma porta-voz da SEC, não quis comentar o assunto.

A SEC questionou a Exxon em setembro de 2013 por que a empresa não tinha feito nenhuma revisão de valor de seus ativos. Na ocasião, a empresa respondeu que nenhuma reavaliação era necessária, com base na força de suas projeções para o fluxo de caixa. O órgão regulador não buscou mais esclarecimentos, conforme mostra correspondência registrada no site da agência.

O jornal americano ?The Wall Street Journal? havia antecipado a história da averiguação na manhã desta terça-feira.