Esportes

Sebastian Coe é alvo de duas graves acusações de omissão na luta contra o doping

LONDRES – O presidente da IAAF, Sebastian Coe, foi alvo de duas graves acusações de omissão na luta contra o doping. Nesta sexta-feira, um esforço de reportagem entre as britânicas “BBC” e “Daily Mail” acusou o presidente da entidade de ter recebido detalhes de uma tentativa de corrupção da maratonista russa Liliya Shobukhova, que através de agentes teria oferecido R$ 1,6 milhão a oficiais da IAAF para abafar seu teste positivo para substâncias proibidas. A outra acusação revela conversa de Coe com o senegalês Papa Massata Diack, ex-conselheiro da IAAF, que sugere a ele para não interferir na política de doping em troca de apoio na campanha presidencial da IAAF.

Sebastian Coe, em nota oficial publicada no site da IAAF, respondeu as duas acusações. Em relação a primeira denúncia, o atual presidente da entidade disse que, realmente, havia recebido um email sobre o caso da maratonista russa, mas que ao ver que se tratava de algo suspeito não pensou duas vezes antes de enviar para o Comitê de Ética, um órgão independente da IAAF. A nota diz que Coe não recebeu apenas essa como muitas denúncias de corrupção em casos de doping. E, em todos os casos, enviou os emails diretamente para o Comitê de Ética.

Em abril de 2014, a Federação de Atletismo da Rússia anunciou que havia encontrado irregularidades no passaporte biológico de Shobukhova e que todos os resultados da fundistas desde 2009 seriam anulados. Além disso, ela também sofreu uma punição de dois anos sem poder competir.

Na nota oficial de Coe, foram utilizados cinco parágrafos para responder às acusações sobre a maratonista russa. Para a segunda, em relação às conversas com Diack, que é filho do ex-presidente da IAAF Lamine Diack, Coe disse que é um “erro” levar a sério a conversa que foi divulgada, pois, durante qualquer campanha política, muitas promessas e acordos são oferecidos, mas que isso não representa a real intenção do candidato.

Na conversa divulgada, através de mensagens de texto, Coe diz claramente a Papa Diack que iria tirar de sua plataforma de campanha uma política mais rigorosa contra o doping. A BBC também divulgou diversas fotos de Papa e Coe em momentos de descontração.