Cotidiano

"Se somos iguais, precisamos tratar com igualdade"

Ao participar da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no auditório da Prefeitura de Cascavel, ontem (6), com o tema "Cascavel Viver e Conviver", o prefeito Leonaldo Paranhos afirmou que "é um grande desafio para nós todos fazer uma cidade justa", fazendo "justiça para as pessoas em todos os segmentos".

E, para isso, "precisamos ter sensibilidade e é essa deficiência que temos no governo municipal, no Estado e no Governo Federal não pode ter: a falta de sensibilidade".

Para o prefeito, tratar dos direitos das crianças, do cidadão ter acesso ao atendimento de saúde com qualidade e dos direitos das pessoas com deficiência não pode ser apenas uma negociação. "Não se trata de fazer um fazer favor. Todos temos que ter sensibilidade.

Por que qual é a cidade que queremos? Uma cidade que seja aconchegante, que seja uma cidade modelo no que diz respeito aos direitos das pessoas", disse.

Paranhos reconheceu que Cascavel tem suas dificuldades, "muitas vezes causadas pelo Poder Público quando não investe de forma adequada". O prefeito citou o exemplo das obras do PDI, que "vai ultrapassar os R$ 200 milhões que serão pagos pela população" e que tem erros primários, em alguns casos, não sendo executada uma obra "adequada àquilo que é direito das pessoas".

E completou: "Nós somos iguais! E, se somos iguais, precisamos tratar com igualdade. E não quero perder a oportunidade que Deus me deu e a população, através do voto, de ficar um período à frente dessa cidade e desperdiçar que tenho de debater esses assuntos e avançarmos".

Paranhos informou que a lei que trata das políticas públicas e dos direitos da pessoa com deficiência está sendo trabalhada e a ideia inicial seria assinar a mensagem que será enviada a Câmara de Vereadores durante a conferência, "mas esperar os resultados da conferência que pode enriquecer e aprimorar essa lei. Vamos dialogar e ver aquilo que realmente precisamos discutir".

Além de secretários e diretores municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, a conferência contou com a presença do promotor de Justiça da 8ª Promotoria, Luciano Machado de Souza, do coordenador do Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Gelsir dos Santos, e do coordenador da comissão organizadora da Conferência, Eder Luiz dos Santos, entre outras autoridades e representantes de setores organizados da sociedade civil.