Esportes

Schweinsteiger se aposenta da seleção alemã depois de 12 anos

Após 12 anos defendendo a seleção da Alemanha, o meia Schweinsteiger, um dos grandes símbolos da transformação da seleção alemã nos anos 2000, defenderá o seu país uma última vez em amistoso realizado nesta quarta-feira com a Finlândia. Conhecido pela grande identificação com a torcida e inteligência em campo, o meia marcou época e entrou para a História do futebol do país ao ser um dos destaques na campanha do título na Copa de 2014. O jogo é o último da Alemanha antes da estreia nas eliminatórias para a Copa de 2020, diante da Noruega, no próximo domingo.

Schweinsteiger, de 32 anos vem enfrentando uma série de problemas físicos e foi reserva da seleção na Euro 2016, além de não estar nos planos do técnico do Manchester United, José Mourinho, que já disse publicamente que dificilmente o atleta será aproveitado na equipe principal.

Mesmo sendo um ídolo nacional, a despedida de Schweinsteiger no Borussia Park, estádio do Borussia Mönchengladbach, não terá casa cheia. Apenas 20 mil dos 44 mil ingressos colocados à venda foram comprados. O técnico Joachim Low chegou a criticar a torcida em entrevista coletiva antes do amistoso com a Finlândia.

– Será uma vergonha se todos os ingressos não forem vendidos – disparou o treinador, que atribui a baixa procura de ingressos ao recente recomeço do Campeonato Alemão.

SCHWEINSTEIGER EM NÚMEROS

O meia estreou pela seleção em junho de 2004, aos 20 anos, quando surgia como um jogador promissor no Bayern de Munique. De lá para cá, Schweinsteiger disputou todas as principais competições com a camisa alemã: as Copas de 2006, 2010 e 2014 e as as ediçõs de 2004, 2008, 2012 e 2016 da Eurocopa. Em 120 partidas partidas com a camisa da Alemanha, o meia anotou 24 gols.