Cotidiano

Saúde reorganiza horário

Uma ação que inicialmente parece de "pequeno" impacto, vai proporcionar mais um grande avanço na melhoria do atendimento nas unidades de saúde do perímetro urbano de Cascavel, dentro da propostas de saúde humanizada do governo do prefeito Leonaldo Paranhos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rubens Griep, no interior do Município, as nove unidades continuam atendendo das 8h às 17hs, porém, agora não fecham mais no horário do almoço, oferecendo mais uma alternativa de atendimento aos moradores das comunidades rurais de Cascavel que contam com USFs (Unidades Saúde da Família).

Já nas 33 unidades localizadas no perímetro urbano, o novo horário de atendimento será das 7h às 19h, também sem fechar na hora do almoço. "Com isso, além de poder redistribuir as agendas de consultas, muitos procedimento podem ser feitos pelos trabalhadores em horários alternativos, eliminando a necessidade de justificativas para atrasos ou mesmo para saírem durante o horário de expediente", explicou Griep.

USF

De acordo com o secretário, atualmente, 11 unidades do Saúde da Família na área urbana já funcionam doze horas sem interrupção. A partir de agora, gradativamente, as demais unidades passarão a funcionar no mesmo sistema com doze horas. "Com isso vamos ter um ganho semanal de vinte horas a mais de atendimento nas unidades, ampliando o acesso da população", destacou Griep, lembrando que as unidades do Colméia, Cataratas, Cidade Verde, Ipanema, Lago Azul e Santos Dumont, que possuem apenas uma equipe, permanecerão com atendimento das 8h às 17h, sem fechar durante o horário do almoço.

"Acesso Avançado"

Além da ampliação do horário de atendimento, a Secretaria de Saúde de Cascavel, buscando exemplos e experiências bem sucedidas de outras cidades como Curitiba e Rio de Janeiro, por exemplo, já iniciou a implantação do "Acesso Avançado", que tem impacto direto na "agenda de trabalho das unidades". De acordo com a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Luciana Cavalli, com esse sistema que já está em funcionamento nas USFs do Parque Verde, Guarujá, Cidade Verde, Santo Onofre, Santos Dumont e Presidente, a chamada "demanda do dia" recebe atenção diferenciada.