Saúde

Saúde realiza capacitação voltada aos acidentes com os peçonhentos

Além disso, a orientação para quem localizar um escorpião amarelo que o cubra com uso de uma lata ou vidro, enfim, que isole o animal e que use luvas para não ser picado

Saúde realiza capacitação voltada aos acidentes com os peçonhentos

 

 

Cascavel – O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde está realizando até quinta-feira (10) uma capacitação teórica e prática para os servidores que trabalham em campo, com animais peçonhentos, em especial os escorpiões amarelos. Nesta quarta e quinta-feira a capacitação será com a parte prática.

O curso está sendo realizado em parceria com a 10ª Regional de Saúde, no auditório do Paço Municipal com a intenção de, além de capacitar, manter informados e atualizados os agentes de endemias que trabalham em campo, para que estes profissionais possam orientar a população sobre como prevenir acidentes com o escorpião amarelo.

A gerente da Divisão de Vigilância Ambiental, Clair Wagner, explicou que o setor tem registros de escorpiões amarelos que são os mais perigosos e, por isso, está sendo realizada a capacitação. Eles identificaram na região do Bairro Alto Alegre, o registro de escorpiões onde há novas construções. De acordo com os técnicos, ao perder o seu habitat pelo avanço das edificações, estes animais buscam outros locais.

“Os escorpiões gostam de locais escuros, entulhos, acúmulo de madeiras. É importante que as pessoas fiquem atentas a isso e quando forem mexer em material que fica muito tempo parado, que usem luvas e tomem todos os cuidados para evitar acidentes com este animal”, reforçou Clair Wagner. A gerente ainda orienta que se alguém encontrar um escorpião amarelo e for picado, deve procurar atendimento médico e fazer contato com pelo telefone 3902-1769 ou 156 que a equipe vai buscar.

Além disso, a orientação para quem localizar um escorpião amarelo que o cubra com uso de uma lata ou vidro, enfim, que isole o animal e que use luvas para não ser picado. “Fazemos a busca deste escorpião e na sequência organizamos com as equipes de fiscais de zoonoses, com os agentes de endemias uma varredura no terreno para ver se tem mais escorpiões no local. Só reforçando que as nossas equipes fazem este trabalho com o escorpião amarelo que é o mais perigoso”, disse Clair.

 

Foto: ABR