Cotidiano

Saúde pública: Região concentra um terço das mortes por influenza no Estado

74 casos foram registrados em todo o Estado

Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 deste mês /Foto: AÍLTON SANTOS
Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 deste mês /Foto: AÍLTON SANTOS

Reportagem: Juliet Manfrin

Foz do Iguaçu – O boletim epidemiológico da gripe divulgado nesta semana pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), com atualização até o dia 13 de maio, revela novo avanço dos casos e das mortes pelo Paraná. No boletim anterior eram 41 casos ligados à doença com 13 mortes, agora são 74 registros de gripe influenza em um de seus subtipos com 22 mortes. O índice de letalidade já alcança os 30%. Vale destacar que o vírus está presente em todo o Estado, com casos confirmados em todas as regionais. As únicas que não registraram mortes neste ano foram as de Cianorte, Guarapuava e Ponta Grossa.

Por outro lado, quase um terço dos óbitos (sete deles) ocorreu na região oeste e, dos 74 casos registrados em todo o Estado, 26 são no oeste.

Na 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu há oito confirmações para algum subtipo do vírus e duas mortes diagnosticadas em decorrência da doença (H1N1 6 casos e 1 morte; H3N2 2 casos e 1 morte). Todos os registros naquela regional foram no Município de Foz do Iguaçu.

Na 10ª Regional de Saúde de Cascavel são 11 registros de influenza e 3 mortes, todos os 11 casos são de H1N1 e três desses pacientes morreram. Dez registros foram em Cascavel com duas mortes. O outro registro, que também evoluiu para óbito, foi de uma adolescente de 15 anos que estava grávida e era de Diamante do Sul.

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo, onde estão sete casos e duas mortes, há registros de H1N1 nos municípios de Toledo (4 casos e duas mortes); um caso de H1N1 em Marechal Cândido Rondon, onde o paciente também morreu, um caso de H1N1 em Tupãssi e um caso de H3N2 em Toledo.

Em todo o Estado os maiores índices de registros e de letalidade da doença estão entre os contágios por H1N1. Dos 74 diagnósticos, 62 são desse subtipo com 19 das 22 mortes. Vale destacar que a campanha de vacinação contra a gripe segue em todo o País até 31 deste mês.

Vacinação contra febre amarela

 

Toledo – A campanha de vacinação contra a febre amarela nas áreas rurais de Toledo atingiu 241 pessoas. Essa etapa foi encerrada na última terça-feira (14). Foram 1.345 atendimentos e 241 doses aplicadas. Os números são da Vigilância Epidemiológica apresentados nessa quarta-feira (15).

“Concluímos esse plano de ação atendendo todo o interior do Município. Foi uma estratégia adotada para proteger a população que mora no interior da febre amarela. Quem não se vacinou pode procurar a Unidade Básica de Saúde que ainda dá tempo”, ressaltou a enfermeira Cleunice Sarturi.