Cotidiano

Saúde promove Dia D da Vacina contra Gripe sábado

Cascavel – A Secretaria de Estado da Saúde promove neste sábado (12) o Dia D da Vacinação contra a Gripe. A campanha ocorre em todos os 399 municípios do Paraná e segue até o dia 1º de junho. Na Campanha 2017, o Paraná bateu a meta de vacinação, imunizando 2,7 milhões de paranaenses.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que neste sábado todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem buscar os locais de vacinação, principalmente aqueles com dificuldade de acesso durante a semana.

“O Dia D é uma grande oportunidade de mobilização e do alcance da meta de completar 90% de cobertura vacinal do público prioritário. Chamamos todos os paranaenses que reservem um espaço no sábado e compareçam para se proteger”, afirmou.

O horário de funcionamento das unidades de saúde e postos volantes é definido pelos próprios municípios, sendo que a orientação é manter os pontos de vacinação abertos entre as 8h e as 17h.

Público-alvo

Nesta edição, o público-alvo são as pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.

Até a última segunda-feira, o Paraná havia vacinado mais de 1 milhão de pessoas. As maiores coberturas são de puérperas (47,1%) e idosos (46%). No entanto, ainda é baixa a vacinação entre crianças (20,6%) e gestantes (30%).

A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.

Assis imuniza quase 45%

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand divulgou balanço da primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação: 3.198 pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano. O quantitativo representa 44% do público-alvo. A meta é vacinar 100% das 7.772 de pessoas consideradas de risco para complicações por gripe.

Segundo o balanço, as puéperas alcançaram a maior cobertura com 57%, seguido pelos trabalhadores na área de saúde, com 54%, idosos com 49%, gestantes com 40% e crianças com 20%.

Para receber a dose é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação.

As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão ir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.