Cotidiano

Saúde Ocupacional de Foz implanta curso para prevenção de acidentes em altura

Treinamento integra medidas de segurança previstas pela Norma Regulamentadora 35 (NR 35)

Saúde Ocupacional de Foz implanta curso para prevenção de acidentes em altura

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Diretoria de Saúde Ocupacional, continua avançando na implementação de políticas relacionadas à segurança do trabalhador. A gestão implantou o curso de Trabalho em Altura, uma capacitação prevista pela Norma Regulamentadora 35 (NR 35) para prevenção de acidentes envolvendo quedas.

A NR35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

O treinamento é composto por teoria e prática, com carga horária de 8 horas. O curso teórico está disponível na plataforma de educação a distância, Easy, e as atividades estão acontecendo no pátio da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Ao todo, cerca de 200 servidores participarão deste primeiro ciclo de capacitações. São servidores que atuam em funções de risco para esse tipo de acidente de trabalho, tais como pintores, limpadores de fachadas prediais, eletricistas, restauradores de telhados, equipes de podas de árvores, entre outras.

“É um treinamento de extrema importância para a prevenção de acidentes, com um conteúdo bastante completo para garantir a segurança dos trabalhadores. No ambiente de trabalho que envolve risco de quedas, qualquer detalhe faz diferença para evitar o pior”, explicou o presidente da CIPA (Comissão Internação de Prevenção a Acidentes), Adelânio Nogueira.

Conhecimento

No treinamento, os alunos são instruídos a fazer Análise Preliminar de Riscos (APR), a fim de prevenir os riscos do trabalho em altura, além de receberem instruções sobre o uso dos equipamentos de trabalho em altura.

O trabalho prevê um protocolo baseado num check list, que inclui a verificação dos equipamentos, a identificação de limitações de seu uso e a aplicabilidade de acessórios. Os servidores também aprendem a fazer uso de cordas e os nós de segurança, a montagem de andaimes, escadas e a preparação de ancoragens e linhas de vida.

Ao final do treinamento, eles praticam entre si noções de resgate onde há a simulação de uma vítima em altura que necessita ser colocada em solo com segurança, sendo um procedimento mais técnico com o uso de diversos equipamentos em simultâneo.

Importância

O guarda municipal Vandro Cesar Arenhardt atua na Defesa Civil e está participando dos treinamentos. Ele conta que o curso é fundamental, por capacitar os servidores para o uso correto dos equipamentos de segurança, pois falhas na manipulação dos instrumentos são a principal causa de acidentes.

“Um exemplo é a equipe de Poda e Manutenção Arbórea que atua diretamente com a Defesa Civil, intervindo em situações críticas onde é identificado um risco iminente de queda de árvore ou galhos e que poderão causar danos e prejuízos. Essa equipe frequentemente é acionada para atuar em situações envolvendo altura, sendo imprescindível o conhecimento, a capacitação e o uso correto dos EPI”, comentou Arenhardt.

Dados

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais é ligada a quedas de trabalhadores, envolvendo os mais diversos tipos de tarefas. Aproximadamente 40% dos acidentes de trabalho são causados por quedas.

Assessoria Foz