Policial

Saúde nas penitenciárias

Vivendo sob intensa pressão e, muitas vezes sem condições de trabalho, a saúde do agente penitenciário do Paraná será alvo de uma campanha durante esta semana. Começa hoje e prossegue até a próxima quinta-feira, a 2ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário.

Em Cascavel, as atividades acontecem na PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) e envolvem uma série de ações para os agentes que trabalham em todas as unidades penais da cidade. Dentro os temas abordados estão a saúde mental, tabagismo, tuberculose, hipertensão, saúde da mulher e do homem, entre outros. O evento é uma parceria entre o Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná), do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), SESA (Secretaria de Estado de Saúde) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação faz parte das celebrações do Dia do Agente Penitenciário, comemorado no dia 13 de novembro.

Doenças

Conforme uma pesquisa desenvolvida pelo Sindarspen, denominada Operários do Cárcere, com mais de mil agentes, 46% da categoria possui diagnóstico de alguma doença; na maioria dos casos pressão alta, depressão, ansiedade, estresse e insônia. Além disso, 48% dos agentes fazem uso regular de medicamentos, dos quais 82% remédios para transtornos de origem psicossocial.

Além de Cascavel, a Semana acontece ainda em outras oito cidades do Estado: Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa RMC (Região Metropolitana de Curitiba).