Saúde

Saúde lança edital para contratar clínicas para as cirurgias eletivas

De acordo com a diretora da 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, Lilimar Mori, a ação é um prolongamento da campanha “Opera Paraná” e que terá um investimento, neste primeiro momento, de cerca de R$ 14 milhões para a Região Oeste

Saúde lança edital para contratar clínicas para as cirurgias eletivas

 

Cascavel – Um dos problemas que a pandemia deixou ainda mais em evidência são as filas das cirurgias eletivas que ainda antes da Covid-19 era grande e que acabou aumentando. Para tentar minimizar os problemas a Secretaria de Saúde do Paraná lançou ontem (16) um edital para credenciar clínicas e hospitais de todo o Estado para oferecerem o serviço, como se fosse um “mutirão terceirizado”.

De acordo com a diretora da 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, Lilimar Mori, a ação é um prolongamento da campanha “Opera Paraná” e que terá um investimento, neste primeiro momento, de cerca de R$ 14 milhões para a Região Oeste. Ela lembrou que a regional tem uma realidade atípica do restante do Estado, visto que a quantidade de pessoas internadas em hospitais em decorrência de acidentes ou vítimas de violência é muito maior, o que acaba sobrecarregando o sistema.

Segundo Lilimar Mori, o credenciamento é para cobrir o problema e manter a campanha de forma permanente. “Os valores estão mais atrativos, porque está sendo pago o valor dobrado para os prestadores”, explicou a diretora. Para se ter uma ideia, antes da pandemia a fila de espera era de pelo menos 8 mil procedimentos, e a atualização desta demanda ainda não foi concluída, já que é um trabalho demorado.

De acordo com a chefe da 10ª Regional, ainda outras duas frentes estão sendo trabalhadas para acelerar as cirurgias eletivas, que são a construção de um Centro de Cirurgias de Cirurgias Eletivas de alta complexidade, que deve funcionar no mesmo espaço em que funciona a atual ala de Covid-19 no Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), e uma de média e baixa complexidade, na estrutura do Hospital de Retaguarda de Cascavel. Nos dois casos, ainda não se tem previsão de quando começaria a funcionar efetivamente, por isso, a busca por agilizar os credenciamentos para começar a atender a demanda reprimida da região.

 

Foto: Arquivo/AEN

 

 

Sesa realiza oficina para aprimorar atendimento ao autismo no Paraná

 

Curitiba – Com objetivo de aprimorar e qualificar o atendimento dos profissionais da saúde voltados às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde/Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência, promoveu nesta terça e quarta-feira (15 e 16), de forma online e presencial, na ESPP (Escola de Saúde Pública do Estado do Paraná), uma oficina utilizando a ABA (Análise do Comportamento Aplicada) – terapia reconhecida internacionalmente com evidências científicas no tratamento do autismo que ajuda a ampliar a capacidade de comunicação e o relacionamento com a sociedade.

O tratamento da pessoa com TEA no SUS pode ser realizado em diferentes abordagens que visam melhorar a compreensão das características centrais do autismo, como dificuldades sociais, comunicação, limitações nas brincadeiras e interesses, controle de raiva, condutas agressivas, entre outras.

Em 2021 em parceria com o Florida Institute of Tecnologie – referência no tratamento do autismo – a Sesa já garantiu a certificação a 135 profissionais do SUS, em 19 regiões do Estado, que realizaram o curso de capacitação para uso da terapia ABA. “A Sesa sabe da importância de um bom atendimento de saúde e o impacto disso na vida das pessoas, manter esses profissionais que já receberam a certificação permanentemente atualizados e engajados na assistência faz toda a diferença, tanto ao paciente que precisa desse olhar diferenciado, quanto aos seus familiares”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

A Sesa está investindo cada vez mais na Linha de Cuidado a Pessoa com Deficiência, essa oficina permite que os profissionais estejam em constante atualização. “Queremos construir a partir desse momento, um protocolo de avaliação do atendimento e Análise do Comportamento Aplicado (ABA). Esse aperfeiçoamento dos profissionais que atendem TEA é imprescindível para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, disse a Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

 

As inscrições para as novas capacitações na ESPP em ABA ainda estão abertas. Capacitação multiprofissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para profissionais de saúde da Rede SUS: médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, Terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, bem como gestores da Rede SUS do Estado do Paraná.

Também a capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para Pais, Cuidadores e Educadores.

Também está disponível documentos que auxiliam os profissionais de saúde no cuidado das pessoas com suspeita ou diagnóstico de TEA, sendo eles “Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo” e “Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde”.

Informações no portal www.escoladesaude.pr.gov.br.