Saúde

Saúde inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos e acamados em Foz do Iguaçu

Imunização acontece na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda, até as 17 horas; os acamados estão recebendo as doses em casa

Saúde inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos e acamados em Foz do Iguaçu

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu começou a vacinar nesta terça-feira (09) os idosos acima de 90 anos na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda. Também estão sendo vacinados em casa os idosos acima de 60 anos acamados ou com mobilidade reduzida. A expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar 850 pessoas em até três dias.

O motorista de caminhão aposentado Sebastião de Souza, 93 anos, foi o primeiro idoso a receber a vacina contra o coronavírus. Visivelmente emocionado, ele agradeceu as equipes e definiu o momento como histórico. “Pra mim é uma satisfação imensa, uma alegria vir receber essa vacina milagrosa. Tanta gente tem feito falta na minha vida [devido ao distanciamento social], minha filha, meus parentes, todos agora vão ficar felizes. Tenho um filho no Mato Grosso que me liga todo dia e vai ficar muito feliz quando souber que estou vacinado”, comemorou.

Aos 99 anos, Verginia Brambila, recebeu o imunizante com muita alegria. Ao lado dos filhos Euclides e Neuci, ela celebrou a data. “Agora me sinto melhor, mais tranquila. Eu que tenho medo de muita coisa, desse vírus tenho muito mais”, disse a aposentada, que fez aniversário no dia 28 de janeiro.

A vacinação está sendo feita na sede da Vigilância em Saúde, ao lado da Unidade Básica de Saúde da Vila Yolanda, das 8h às 17hs, podendo o idoso optar pelo sistema drive-thru, no qual a aplicação da dose é feita dentro do carro.

Qualquer pessoa com mais de 90 anos pode ir até o local, levando um documento com foto e CPF para o cadastro. A orientação é que todos usem máscaras e mantenham o distanciamento social.

Equipes do município também estão indo até as casas dos idosos acamados, cadastrados no site da Prefeitura. “Seis equipes estão indo nas casas dessas pessoas para fazer a vacinação. Em torno de dois ou três dias, esperamos que todos estejam vacinados”, disse a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka.

A secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo explicou que o município segue o Plano Estadual de Imunização, e à medida que novas doses chegarem, os idosos acima de 60 anos também serão imunizados. “Vacinar os idosos é uma vitória. Esperamos que venham mais imunizantes para podermos vacinar todas as pessoas acima de 60 anos. Ainda não terminamos a primeira fase, continuamos vacinando os trabalhadores da saúde e, a medida que novos imunizantes chegarem, seguiremos vacinando as pessoas”, reforçou.

Vacinas
Nesta segunda-feira, Foz recebeu mais 1.460 doses da CoronaVac. Além dos idosos, serão contemplados com a remessa os profissionais da saúde. No total, já chegaram à cidade 11.466 doses de imunizante contra a Covid-19, sendo que 3.193 são destinados à segunda dose daqueles que já receberam a CoronaVac – lembrando que o intervalo entre as doses, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, é de 25
dias.