Cotidiano

Saúde faz balanço de atividades em Toledo

O aumento no número de consultas no programa Estratégia Saúde da Família, a redução no número de atendimentos na Unidade de Pronto-Atendimento da Vila Becker e de óbitos e a reabertura do mini-hospital da Vila Pioneiro foram os principais pontos positivos apontados pelo secretário de Saúde, Thiago Stefanello, em audiência pública para a prestação de contas do quadrimestre na Câmara de Vereadores.

Segundo ele, com a mesma equipe, em função da proibição de novas contratações, por conta do limite prudencial, acima do estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e com investimentos de 24,07% na área, foi possível ampliar os serviços oferecidos, graças ao aumento da produtividade e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

“Foi um período de conversa, de diálogo e de parceria com os funcionários”, destacou o secretário, agradecendo o trabalho, o empenho e a dedicação da equipe. No quadrimestre, informou ele, foram 600 novas consultas no programa Estratégia Saúde da Família, além da diminuição de 11% nos atendimento da UPA da Vila Becker e redução do número de óbitos em 25%, comparados aos quatro primeiros meses do ano anterior. Ele atribui essa alteração nos números à reabertura do mini-hospital, que permitiu uma divisão do atendimento. No período já foram cerca de cinco mil atendimentos.

“Mais que um compromisso político, a reabertura do mini-hospital era uma necessidade daquela comunidade, uma solicitação da população. A decisão está se mostrando acertada, com a divisão do atendimento e melhoria da qualidade dos serviços, por meio da redução do estresse pela sobrecarga de trabalho”, reforçou. Os 24% dos recursos que foram investidos neste quadrimestre em saúde estão mostrando que foram bem aplicados pelos resultados obtidos.